Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Diferenças entre a Intolerância ao Glúten, Doença Celíaca e Alergia ao Trigo

Diferenças entre a Intolerância ao Glúten, Doença Celíaca e Alergia ao Trigo

O glúten é uma proteína presente no trigo, no centeio, na cevada e no malte. Algumas pessoas sofrem com algum mal estar quando ingerem trigo, como diarreia, dor e inchaço abdominal, dificuldade da absorção de nutrientes, vômitos, dores e outros sintomas. São pessoas que sofrem de doença celíaca, intolerância ao glúten ou alergia ao trigo. Mas qual a diferença entre eles?

O aumento no consumo de trigo e derivados

O glúten está presente em pães, massas, biscoitos, salgados, tortas, cereais, bebidas como cervejas e em outros alimentos. Nos últimos 40 anos, com o avanço da indústria alimentícia, o contato com o glúten aumentou e, junto dele, também o número de pessoas que demonstram algum tipo de reação a esses alimentos, como a Doença Celíaca, a Intolerância ao Glúten e a Alergia ao Trigo. Mas qual a diferença entre as doenças?

Alergia ao Trigo

A Alergia ao Trigo não é a mesma coisa que Doença Celíaca, Intolerância ao Glúten e nem como Alergia ao Glúten. A alergia ao trigo é uma reação exagerada, imediata e de curto prazo, do sistema imunológico a uma proteína específica. Os sintomas são bastante semelhantes aos sintomas de quem tem alergia a frutos do mar, inclusive, como rinite e urticária, podendo chegar até a um distúrbio grave no sistema circulatório e falta de ar.

“Ela ocorre da seguinte forma: o glúten é uma molécula complexa, formada por diversas unidades proteicas. No trigo, por exemplo, as principais são a glutenina e a gliadina. Quando entram em contato com água, essas proteínas se relacionam e formam uma rede complexa, que é o glúten. O organismo de algumas pessoas considera essa proteína uma ameaça e neste caso, a gliadina pode ser o “gatilho” que reage com a imunoglobulina E (IgE), causando uma reação alérgica típica que desencadeia sintomas como rinite, asma, urticária, e em alguns casos mais graves, anafilaxia 3,4,5.” (Fonte: Eu posso isso)

A alergia ao trigo é a mais comum hoje em dia. Mas isso não significa que essas pessoas sofram com alergia aos outros produtos que contêm glúten.

doença-celiaca

Intolerância ao Glúten

A intolerância ao glúten também é conhecida por sensibilidade ao glúten não-celíaca. Esse tipo de intolerância ocorre quando o médico fez testes de doença celíaca e de alergia ao trigo e deu negativo para ambos. No caso, ele irá diagnosticá-lo como uma sensibilidade ou intolerância ao glúten. A explicação mais comum e superficial para este tipo de intolerância diagnóstico é o alto consumo de trigo e cereais.

“A intolerância é decorrente da má digestão do glúten, que é composto de uma mistura de proteínas longas (gliadina e glutenina), cujos restos podem se alojar na parede do intestino. É considerada uma condição mais recente 6, cuja prevalência está entre 6 a 10% da população e a manifestação são sintomas intestinais e que melhoram, ou mesmo desaparecem, após a retirada do glúten, mesmo em indivíduos com intestino saudável e que não apresentaram nos exames clínicos os mesmos anticorpos (antiendomísio, antigliadina e antitransglutaminase) 7 presentes nos celíacos”. (Fonte: Eu posso isso)

Doença Celíaca

Apesar dos celíacos definirem sua doença como “alergia ao glúten”, vale ressaltar que esse termo não é correto, porém, é feito para que as pessoas ao seu redor entendam, grosseiramente, do que se trata.

Sua origem pode ser genética, mas a doença celíaca já foi diagnosticada em mais de dois milhões de brasileiros. De acordo com a nutricionista e consultora cientifica da Associação dos Celíacos do Paraná, Mariane Rovedo, em entrevista ao portal ProDiet, a doença afeta primeiramente o intestino delgado, diminuindo as vilosidades e causando um processo inflamatório. “Com isso, há uma diminuição da sua área de absorção de nutrientes e um acionamento do sistema imunológico de maneira desordenada, o que favorece o desenvolvimento de outros problemas relacionados sistêmicos e autoimunes, como Tireoidite de Hashimoto, Hepatite Autoimune, artrite reumatoide, além de carências nutricionais múltiplas, anemia e osteoporose”.

Por que fazer o exame de intolerância ao glúten?

Se você tem algum sintoma quando ingere alimentos derivados do trigo ou do glúten, é importante realizar o exame de intolerância ao glúten. Além de danificar sua parede intestinal, a doença ou intolerância pode afetar de outros modos sua saúde.

Através dos exames de sensibilidade alimentar (exame de alergia), exames genéticos e exames imunológicos, que se poderá fazer o diagnóstico de forma precisa para identificar um individuo celíaco, intolerante ou alérgico

Quando realizado o teste genético será verificado a análise de mutações em regiões do DNA conhecidas como DQ2 e DQ8, onde será observado na grande maioria dos casos a existência da doença celíaca e a presença da mutação em pelo menos uma das regiões que foram analisadas.

No caso da utilização do exame sorológico para diagnosticar a doença, os marcadores que são utilizados são anticorpos antiendomísio (EMA) e os anticorpos antitransglutaminase tecidual

(Anti-tTG), esses anticorpos são utilizados para realizar o teste uma vez que são muito sensíveis e podem ser utilizados de forma específica para a precisão do diagnóstico inicial da doença celíaca. Os exames que utilizam os soros são os responsáveis pelo reconhecimento de que a doença celíaca não é uma doença rara, uma vez que através da grande solicitação de realização deste exame foi possível comprovar a existência da doença em várias pessoas.

Que-es-ser-celiaco

Como é o exame de intolerância ao glúten?

O exame de intolerância ao glúten é um procedimento que pode variar de acordo com as condições do paciente e das indicações do médico que solicitou a realização do exame. Os principais exames utilizados para o diagnóstico são:

  • Exame genético
  • Exame Sorológico

O exame para diagnosticar uma doença celíaca é por meio de uma biópsia intestinal.

Para a realização do exame não é necessário ficar um em jejum, porém, é necessário seguir as recomendações médicas.

Exame de Intolerância do Glúten em Curitiba

O exame deve ser feito com agendamento e fica pronto dentro de alguns dias. O Laboratório Nilson Santos realiza exames laboratoriais em Curitiba há quase 50 anos e é referência.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up