Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Tipos de Micose e Exames Necessários

Tipos de Micose e Exames Necessários

Muitas vezes ao coçar certas partes do corpo, sempre tem um engraçadinho para afirmar: “Ta se coçando ai, micose!?”. Infelizmente pode acabar sendo mesmo. A micose é até mais comum do que imaginamos. E muitas vezes nossa baixa imunidade acaba facilitando para que haja o contágio.

A micose em si, é um fungo transmitido por meio de contágio em ambientes com altos níveis de umidade. Podendo atacar diversas formas tanto a pele quanto o couro cabeludo, unhas e virilha.

Na maioria dos casos, a pessoa contagiada pode apresentar os seguintes sintomas:

  1. Coceira
  2. Impigem: lesão arredondada, com bordas levemente avermelhada
  3. Descamação de pele
  4. Frieira

Sempre o recomendado é procurar prevenir. Mas infelizmente muitas vezes você não vai conseguir se prevenir de tudo.

Existem maneiras de se prevenir da micose, sendo elas muito simples. Evite andar descalço em locais úmidos ou públicos, observou que o lugar é muito úmido e aparenta ter tido contato de muitas pessoas, evite. E claro, manter a higiene em dia. Além de manter o corpo limpo e bem seco. Afim de evitar a proliferação do fungo.

A pessoa infelizmente pegou a bendita micose, e agora? Primeiramente, é sempre recomendado ir ao médico. Tão importante quanto entender o problema, é entender de que maneira será a reação de seu organismo. Cada pessoa pode acabar reagindo de uma maneira diferente ao contágio do fungo.

clinica para fazer exame

A micose é diagnosticada muitas vezes pela sua aparência e sintomas descritos pelo paciente, ou é realizado exames laboratoriais, como: cultura para fungos (amostra via raspagem da região afetada).

Podendo identificar o seguinte tipo de micose:

Pitiríase versicolor

A mais comum entra jovens e adolescente. Pessoas com pele mais oleosa, são mais suscetíveis a apresentar este tipo de micose.

Tinhas

Popularmente chamada de pé-de-atleta. Este tipo de micose pode aparecer em outras partes no corpo, nas crianças é mais comum que apareçam no couro cabeludo.

Onicomicoses

Este tipo de micose tem uma peculiaridade de se apresentar apenas nas unhas, tanto nas mãos quanto nos pés. Tornando a unha mais grossa e descolada. Podendo mudar sua cor e forma.

Dentro de vários tipos de micose, existem sim várias formas de tratamento. Como dito anteriormente, cada caso é um caso, cada corpo reage de uma maneira. Procure o acompanhamento médico, o mesmo te encaminhará a exames específicos e o tratamento mais efetivo a você.

Clinica Para Fazer Exame em Curitiba

No Laboratório Nilson Santos são realizados todos os exames e procedimentos laboratoriais, comumente solicitados pelos médicos.

O atendimento é feito por ordem de chegada de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h30 às 10h30.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up