Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame de intolerância ao glúten

NOVOTEMPLATE - Lab Nilson Santos

A intolerância ao glúten é caracterizada pelo fato de que uma pessoa ao ingerir esta substância poderá ter algum tipo de reação maléfica em seu organismo chegando em alguns casos até mesmo a desmaiar. Para evitar situações desagradáveis como esta, a pessoa deverá evitar comer qualquer alimento com que possua glúten.

Para verificar a intolerância ao glúten no organismo de uma pessoa, podendo ser denominada como uma pessoa celíaca é importante que seja realizado o exame de intolerância ao glúten para verificar se a pessoa é realmente celíaca ou não.

Esta doença pode ter como principal causa alguns fatores genéticos ou o desenvolvimento de alguma alteração possa ter ocorrido na permeabilidade intestinal, onde neste caso o organismo pode ter dificuldades durante o processo de digestão do glúten chegando ao ponto de ser completamente incapaz de digerir esta substância.

 

O que é a intolerância ao glúten

De acordo com várias pesquisas e vários estudos que recentemente foram realizados, os pesquisadores descobriram que existem vários alimentos que podem prejudicar enormemente a nossa saúde. Portanto é necessário que agora seja dobrado o cuidado com a saúde de todas as pessoas, uma vez que uma doença que estava sendo tratada há vários anos sem uma causa aparente, pode ter o seu agente revelado através das alergias alimentares. Uma das doenças que foram descobertas foi a celíaca, e por isso também, aumentou o número de alimentos com a descrição na sua embalagem: NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Conhecida recentemente como celíaca a intolerância ao glúten é uma doença permanente e que não possui cura, sendo necessária a retirada por completo de alimentos com este item para que os sintomas venham a desaparecer.

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, esta doença é a incapacidade de digestão do elemento sendo uma proteína que está presente em vários alimentos do nosso cotidiano, como por exemplo, em alguns cereais, trigo, centeio e cevada. Nas pessoas celíacas o glúten chega a danificar as paredes do intestino delgado, provocando alguns sintomas como diarreia, dor e inchaço abdominal e também a dificuldade de conseguir absorver alguns nutrientes.

Esta enfermidade atualmente é considerada como uma doença comum, sendo comum em várias pessoas. No Brasil acredita-se que existe um índice de aproximadamente uma a cada 100 ou 200 pessoas que sejam acometidas pela doença.

Uma das formas de realizar o tratamento desta doença é adotando uma dieta pobre em alimentos que possuam glúten, e quanto mais este alimento for retirado da dieta de uma pessoa celíaca, melhor será para ela, pois não acontecerá nenhum processo que possa atingir a sua saúde.  É necessário um rigor estremo para que o tratamento em uma pessoa com intolerância ao glúten tenha sucesso, evitando que qualquer sintoma seja desencadeado em seu organismo novamente, por exemplo, as batatas fritas não devem ser fritas no mesmo óleo que foi utilizado para fritar pastéis ou outros alimentos que possuam farinha branca pois o óleo pode transferir o glúten para a batata contaminando-a e fazendo com que uma pessoa celíaca venha a sentir os sintomas da doenças novamente. Isso acontece pelo fato de que o organismo tem dificuldade de processar a proteína independente da quantidade, o organismo não conseguirá digerir a menor partícula de glúten que seja encontrada.

 

Quais os sintomas da intolerância ao glúten

Os sintomas da intolerância ao glúten podem ocorrer na menor quantidade em que for digerido um alimento, por isso é tão importante que o glúten seja eliminado por completo. Os sintomas da doença podem ser diagnosticados desde os bebês até os idosos, independente da sua idade.  Basta que a pessoa se alimente de qualquer que seja o alimento com farinha branca que em poucas horas já irá aparecer alguns sintomas que podem ser:

  • Diarreia frequente, com grande volume de fezes
  • Vômito persistente
  • Irritabilidade
  • Perda do apetite
  • Emagrecimento sem causa aparente
  • Dor e inchaço abdominal
  • Palidez
  • Anemia profunda
  • Diminuição da massa muscular
  • Prisão de ventre
  • Osteoporose
  • Esterilidade

Dependendo do caso e do nível da doença o indivíduo pode inicialmente não apresentar nenhum dos sintomas relatados acima. Podendo ser descoberta a doença apenas depois da realização dos exames.

 

O que é o exame de intolerância ao glúten

Através dos exames de sensibilidade alimentar ( exame de alergia ), exames genéticos e exames imunológicos, apesar de serem considerados clássicos só auxiliam podem trazer o diagnóstico de forma precisa para identificar um individuo celíaco.

Quando realizado o teste genético será verificado a análise de mutações em regiões do DNA conhecidas como DQ2 e DQ8, onde será observado na grande maioria dos casos a existência da doença celíaca e a presença da mutação em pelo menos uma das regiões que foram analisadas.

No caso da utilização do exame sorológico para diagnosticar a doença, os marcadores que são utilizados são anticorpos antiendomísio (EMA) e os anticorpos antitransglutaminase tecidual
(Anti-tTG), esses anticorpos são utilizados para realizar o teste uma vez que são muito sensíveis e podem ser utilizados de forma específica para a precisão do diagnóstico inicial da doença celíaca. Os exames que utilizam os soros são os responsáveis pelo reconhecimento de que a doença celíaca não é uma doença rara, uma vez que através da grande solicitação de realização deste exame foi possível comprovar a existência da doença em várias pessoas.

 

Benefícios da realização do exame de intolerância ao glúten

Com a realização deste exame será possível identificar se uma pessoa pode ser caracterizada como celíaca ou não, adotando, se for necessário um novo ritmo de vida.  O diagnóstico pode ser realizado através da detecção de anticorpos de forma específica ou por meio das biópsias. A pesquisa genética poderá auxiliar de forma específica, para que a doença não avance para estágios maiores e na prevenção da doença.

O maior benefício da realização do exame para diagnosticar a doença, está no fato de que a pessoa, diagnosticando a doença poderá ter um cuidado maior com a própria saúde. Evitando os alimentos que causam os sintomas apresentados aumentando a sua qualidade de vida.

Após o resultado diagnosticar a existência da doença celíaca é importante que o paciente procure um médico que poderá instruir qual a forma mais adequada para efetuar a retirada dos alimentos que possuam o glúten e substituir por outros alimentos, fazendo com que o individuo não perca nutrientes e proteínas que antes eram obtidos com o consumo dos produtos que possuíam o glúten.

 

Como deve ser realizado o exame de intolerância ao glúten

O exame de intolerância ao glúten é um procedimento que pode variar de acordo com as condições do paciente e das indicações do médico que solicitou a realização do exame. Os principais exames utilizados para o diagnóstico são:

  • Exame genético
  • Exame Sorológico

Realizado especificamente efetuar um diagnóstico celíaco

  • Biópsia intestinal

Para a realização do exame não é necessário ficar um determinado tempo em jejum. No caso da coleta de sangue para a realização do exame de intolerância, será coletado 10ml de sangue total colhido com EDTA e deve ser coletado de preferencia em um tubo à vácuo que deverá ser tampado com a tampa roxa. No caso do exame ser realizado em crianças o volume mínimo é de 05ml e para os recém-nascidos o volume deverá ser de 02ml. A amostra deverá ser mantida sob refrigeração em até 48 horas, e para o seu transporte deverá ser enviado a amostra sob refrigeração ainda, e com gelo reciclável tomando o devido cuidado de não deixar que a amostra entre em contato direto com o gelo com o objetivo de evitar a destruição celular.

Exame de intolerância ao glúten em Curitiba

 Está à procura de um laboratório que realize o Hemograma Completo? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up