Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame Bacterioscópico

Lab Nilson Santos

O exame bacterioscópico é realizado com a utilização de um microscópico para verificar a análise, da coloração de gram permitindo um estudo apurado sobre as características morfotinturiais das bactérias e outros elementos como fungos, leucócitos e outros organismos celulares.

Por exame bacterioscópico é compreendido o exame do material sob a forma de esfregado corado. O exame bacterioscópico ao Gram permite um estudo acurado das características morfotintoriais das bactérias e outros elementos que possam estar presentes no local da infecção.
 

 

O que é o exame bacterioscópico

O exame que é realizado de forma microscópico direto após a coloração ( Gram) tem como objetivo a pesquisa de possíveis bactérias nas áreas genitais de homens e mulheres. Pela rapidez do resultado este exame é importante em situações de grande urgência, como por exemplo a suspeita de meningites.

Possui uma sensibilidade relativamente baixa e os resultados negativos não chegam a excluir a presença de microrganismos que podem ser detectados por cultura, que é o processo onde as estruturas bacterianas são visualizadas e podem sugerir alguns gêneros bacterianos como cocos gram positivos; coco gram em cadeias e bacilos negativos. No processo de obtenção do resultado o exame relacionado para chegar ao objetivo é o látex que irá auxiliar na pesquisa de antígenos bacterianos.

O exame bacterioscópico direto é realizado a partir da amostra clínica recém-colhida do paciente, sendo um exame presuntivo podendo obter valor de diagnóstico em uretrites gonocícitas de forma especial com os homens, mas também em  outras manifestações.

 

 

Como funciona o exame bacterioscópico

 

Em uma região do corpo que esteja sujeita a infecção através de microorganismos pode ser utilizado o método de Gram, para coletar o material necessário e encaminhar para o laboratório com o objetivo de analisar a amostra que foi coletada, para verificar a existência de doenças ou ausência da mesma, sendo especificado o tipo do material que foi coletado e para qual exame é destinado.

No momento da realização do exame é feito a coleta de amostra de forma asséptica é preparado ao menos dois esfregaços em lâminas limpadas de forma higiênica para que não possua elementos gordurosos. Os esfregaços devem ser feitos com movimentos circulares a partir do centro da lâmina de forma homogênea e deixar secar ao ar após a fixação pelo calor brando, protegendo-o para o transporte.
Quando for necessário a realização do exame em crianças a coleta ocorrerá no laboratório, assim como a coleta utilizando o coletor de urina infantil, sendo realizado sempre nas dependências do laboratório.

Para que ocorra a realização do exame se forma segura e eficaz, é necessário observar alguns cuidados. Tais como:

  • No caso de coleta uretral ou vulvar deve ser realizado de preferencia na parte da manhã e sem urinar, ou estar ao menos quatro horas sem urinar.
  • Evitar a utilização de desinfetantes ou medicações tópicas, aguardando 48horas após o término da utilização para realizar o exame.
  • No dia da coleta deve ser evitada a realização do banho e higiene íntima, assim como a relação sexual nas 24 horas que antecederem ao exame.
  • Não realizar qualquer exame ginecológico que necessite utilizar iodo ou ácido acético nas últimas 24 horas.
  • Marcar o exame para um período longe do período de menstruação.
  • Para a realização masculina do exame é importante que o paciente saiba que a coleta será realizada apenas nas dependências do laboratório.

Para a determinação do índice bacteriológico são colhidos seis amostras de materiais das lesões mais ativas que o paciente apresentar sendo as lâminas coradas pelo método de ZiehlNeelsen de rotina. Segundo dados da OMS a determinação do índice Bacteriológico deve ser realizada examinando  pelo menos 100 campos realizando uma tabela onde deverá ser indicada a quantidade de bacilos no local.

 

 

Quais as doenças que pode detectar

 

Dentre as várias doenças, uma doença de forma específica que o exame bacterioscópico pode detectar é a candidíase. Doença que pode acometer qualquer parte do corpo humano, mas que na maioria dos casos relatados atinge os órgãos genitais ocasionando vários sintomas como um grande incomodo, coceiras, ardências, dor ao urinar e vermelhidão.  Para a realização do exame com esta finalidade de verificação, o médico deverá formalizar a solicitação através de uma guia de exames e encaminhar o paciente ao laboratório. No momento da realização do exame será realizado uma coleta da secreção vaginal para verificar a existência desta doença.

A gonorreia é uma doença que também pode ser diagnosticada através da realização do exame bacterioscópico.

Ofertando esses diagnósticos o exame também pode ser fundamental para a mulher detectar outras diversas doenças e alterações no sistema reprodutivo da mulher independente do grau da doença e da alteração hormonal. Podendo ser utilizado ainda, para a verificação de sinais sugestivos do início de um processo infeccioso como (leucospermia, diminuição de frutose, ácido cítrico e o aumento do PH)

Variação de exames bacterioscópico

O mais conhecido dos exames bacterioscópico é aquele onde ocorre a coleta de uma certa quantidade do material da vagina. No entanto, existem algumas variações deste exame sendo possível inclusive realiza-los em homens, ocasionado a coleta de outros materiais tambpe.

 

  • Bacterioscópico – Urina 1º jato
    Ocorre coleta do material urinário, sendo o primeiro jato do dia. Contando com o dianóstico e controle de tratamento de uretrites. O espécime representativo da uretra é a secreção uretral, sendo obtida por drenagem espontânea ou por raspagem da mucosa sendo colhida por swab. Caso não seja possível efetuar a coleta da secreção uretral, deve ser utilizado o primeiro jato urinário para a avaliação de uma infecção uretral.

  • Bacterioscópico Amígadata – tem como principal objetivo a avaliação da flora bacteriana, utilizando como método de verificação a microscopia com a coloração do gram

  • Bacterioscópico – esperma: para a coleta do esperma, não é necessário a ausência sexual por qualquer que seja o período O diagnóstico ocorre através da coleta do material em ase frasco estéril ocorrendo antes do encontro com a uretra, que é o local onde ocorre a união com germes colonizantes da flora normal.

  • Bacterioscópico – prostática: para a realização deste exame é feito a coleta de secreção prostática, como objetivo de analisar a existência de fungos, fazendo ao final o relato do número de leucócitos por campo.

  • Bacterioscópico – vários materiais: com a utilização da microscopia (coloração de gram) é realizado a avaliação da flora bacteriana procurando a existência de bactérias nocivas ou outras.

Qualquer que seja a variação para a realização do exame bacterioscópico de uma forma geral, é importante que seja realizado para verificar as possibilidades de existir alguma doença, ou bactéria que não seja nociva, para que quando o resultado retornar ao médico que efetuou a solicitação seja verificado e indicado qual o melhor tratamento para aplicar a cada caso. O resultado deste exame é realizado de forma pratica e rápida, por isso também, é utilizado em casos de emergências das mais variadas. E sendo realizado em caso de emergência é importante que o exame seja realizado em um laboratório de confiança, onde seja realizado os processos importantes e necessários com todo o profissionalismo, utilizando os melhores recursos para a obtenção de resultados assertivos.  Para isso, conte com o laboratório Nilson Santos para a realização dos seus exames.

Laboratório de exames em Curitiba

Está à procura de um laboratório que realize o Hemograma Completo? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up