Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Saiba mais sobre a hematologia

Saiba mais sobre a hematologia

A hematologia é uma ramificação da medicina geral que é focada em estudos do sangue. Ela busca entender e solucionar doenças e anomalias que possam se desenvolver nesse elemento tão importante do nosso organismo, assim como eventual mau funcionamento.

Os estudos desenvolvidos pela hematologia são muito importantes, pois buscam entender e solucionar doenças relacionadas ao sangue. Com isso, descobrem-se muitas curas e tratamentos para doenças complexas do sistema sanguíneo.

Porém, por mais que algumas doenças ataquem as defesas do corpo diretamente através do sangue elas não são estudadas pela hematologia. As hepatites são um clássico exemplo disso, pois elas são uma forma de patologia endocrinológica. Logo, essa área da medicina não a estuda, pois se restringe estudar doenças que tenham origem junto aos elementos que formam o sangue.

O que a hematologia estuda

hematologia2

Os principais aspectos do sangue estudados pela hematologia são os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas. Assim como os órgãos que dão origem a esses elementos, tais como a medula óssea e o baço. Através desses estudos são feitas descobertas de como esses elementos se comportam mediante organismo invasor das doenças no corpo.

Duas situações são mais comuns que ocorram quando os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias ou eritrócitos, estão alterados, quando eles encontram-se em níveis muito baixos no organismo podem gerar anemia. Por outro lado, quando os tem demais no corpo, pode ocasionar em um caso de policitemia, que se não tratado pode resultar em doenças graves como a trombose, por exemplo.

Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, são responsáveis pela proteção do organismo contra invasores. Quando estão em pouca quantidade, podem deixar o corpo vulnerável a doenças vírus, porém, níveis muito elevados de glóbulos brancos no corpo também podem ser prejudiciais à saúde. É normal se ter níveis elevados de leucócitos quando se sai de uma gripe, resfriado ou alguma outra virose, então caso se faça um exame de sangue logo após se curar desse tipo de doença, é normal que se esteja com níveis elevados de glóbulos brancos, mas caso isso persista, deve-se procurar a ajuda de um hematologista.  As patologias relacionadas à leucemia são as mais comuns acarretadas pelos desníveis de glóbulos brancos.

As plaquetas são elementos do sangue produzidos pela medula óssea e são responsáveis pela coagulação do sangue, são elas que coagulam o sangue evitando seu vazamento excessivo em caso de lesão dos vasos. Uma alteração das plaquetas pode acarretar em problemas como: dificuldade no estancamento sangramentos e hemorragias, enquimoses na pele também são comuns.

Estudar o sangue em sua estrutura mais básica permite que a hematologia se aprofunde muito em causas, comportamentos e tratamentos para eventuais vírus que possam se encontrar no sangue.

As doenças do sangue podem variar de acordo com desnível de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, ou plaquetas. As suas características podem ser refletidas nos sintomas das doenças que são acarretadas por sua alteração para maior ou menor quantidade no organismo.

O hemograma é a melhor maneira de saber os níveis de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas no sangue. Através desse exame um médico hematologista poderá avaliar a situação do individuo e com isso identificar as causas de possíveis desníveis dos elementos do sangue. E então, prescrever o tratamento mais indicado.

Hematologia clinica em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up