Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Parasitologia Clínica

parasitologia 2

O que é parasitologia?

Parasitologia é uma ciênciada área da saúde, que atua no estudo dos parasitas invertebrados, protozoários e algumas espécies parasitas vertebrados. Está ciência tem como objetivo principal, tratar e desenvolver tratamentos contra problemas causados por parasitas, e identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias.

É extremamente importante que os especialistas em parasitologia conheçam muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição dos parasitas. O estudo desta ciência é muito importante, pois os parasitas podem causar doenças complicadas, levando o individuo afetado, muitas vezes, a morte.

Os laboratórios de parasitologia clínica precisam sempre acompanhar as mudanças, pois apesar de ser uma ciência antiga, ela sofre alterações constantes, seja pelos avanços na área diagnostica ou pela adaptação dos parasitos ao meio ambiente. O estudo da parasitologia é muito importante na medicina, pois é possível que os profissionais da área da saúde desenvolvam métodos de prevenção, reabilitação e promoção da saúde.

Quais são as principais doenças?

Existem várias doenças causadas por parasitas, entre elas, doenças decorrentes de protozoários, seres eucariontes, como a amebíase, tripanossomíase, leishmanioses, guiadíase, tricomoníase, a malária, e a toxoplasmose.

A amebíase é uma doença causada por protozoários que entram no organismo humano por meio de alimentos ingeridos que foram mal lavados e continham cistos. A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles, tendo como principais sintomas febre alta, dor de cabeça e cansaço.

A tricomoníase é uma doença causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, a principal forma de transmissão é por contato sexual, mas também pode ser passada por roupas e toalhas. A leishmaniose é transmitida por mosquitos, e possui como principal sintoma, feridas em mucosas da pele.

A toxoplasmose é transmitida por animais domésticos que são portadores do protozoário Toxoplasma gondii, é uma doença que pode ser assintomática ou causar dores de cabeça e febre.

Como prevenir e tratar as doenças parasitárias?

Existem várias formas de prevenir e tratar as doenças causadas por parasitas. A maioria delas podem ser evitadas por medidas simples de higiene e limpeza. Porém, é preciso lembrar que cada tipo de parasitose tem sua forma de prevenção.

Quase todos os animais domésticos são capazes de transmitir algum tipo de doença infecciosa ou parasitária para o homem, por isso vários cuidados devem ser tomados para prevenir algumas doenças. Os cães e gatos podem transmitir doenças de pele, como a escabiose ou doenças fatais como é o caso da raiva. Já os pássaros podem transmitir doenças infecciosas, como a psitacose.

Alguns parasitas conseguem entrar no organismo humano através da pele desprotegida, que é o caso do amarelão e os bichinhos de areia. Para evitar a contaminação, é fundamental a eliminação das fezes humanas e o uso de calçados ao andar na terra e na areia.

Os hábitos de higiene são fundamentais para evitar qualquer tipo de doença, principalmente, as causadas por parasitas, lavar as mãos após ir ao banheiro e antes das refeições é umas das melhores formas de evitar que os ovos e cistos de parasitas sejam ingeridos.

Parasitologia Clínica em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up