Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Importância da vitamina D

vitamina-d

Vitamina D benefícios

A vitamina D é muito importante para o organismo, pois ela ajuda na absorção e fixação do cálcio. Ela também ajuda a prevenir doenças e fortalecer os ossos, porém para que exerça suas funções normalmente é necessário se expor ao sol com frequência. Segundo um estudo britânico realizado recentemente, pessoas que apresentam bons níveis de vitamina D têm até 40% menos chances de desenvolver câncer de cólon.

A vitamina D pode ser produzida no organismo através do contato direto com os raios solares sobre a pele ou pela ingestão de alguns componentes animais, tais como óleo de fígado de peixe, peixes gordos e alimentos fortificados, como leite e cereais. Uma vez que os raios solares atingem a pele, o colesterol que está presente nela é transformado na vitamina D pró-ativa.

Segundo especialistas na área, os adultos e as crianças devem consumir pelo menos 600 Unidades Internacionais, Ui, de vitamina D, já os adultos a partir dos 70 anos, devem consumir 800 UI. Observando corretamente a pele é possível identificar se há falta de vitamina D no organismo, se a pele estiver mais escura é sinal de deficiência, pois o pigmento protege a pele e impede a absorção.

O protetor solar é muito importante durante o verão, pois ele diminui cerca de 90% da absorção de vitamina D. Antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde são os horários mais indicados para as pessoas que querem tomar sol sem utilizar protetor solar.

Muitas pessoas não sabem, mas a vitamina D reduz o risco de mortalidade em 7%, para isso é necessário consumir entre 300 e 800 UI de vitamina D por dia. Além de diminuir as chances de sofrer ataque cardíaco e outras complicações cardiovasculares.

Sintomas da falta de vitamina D

É muito importante conhecer os sintomas da deficiência de vitamina D no organismo para evitar que problemas mais sérios possam acontecer. A fraqueza muscular é ocasionada pela falta de vitamina D, pois os músculos esqueléticos só funcionam adequadamente com níveis ideais de vitamina no corpo. Alguns dos problemas causados pela deficiência de vitamina D são:

  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Aumento a vulnerabilidade e possibilidade de contrair infecções;
  • Transtornos de humor;
  • Amento das chances de desenvolver diabetes tipo 1.

Durante a adolescência, a deficiência de vitamina D pode provocar distúrbios psiquiátricos como a depressão. Infecções respiratórias com frequência também podem indicar falta de vitamina D no organismo. A falta de vitamina D impede o organismo de absorver a quantidade de cálcio suficiente, provocando o enfraquecimento dos ossos e aumentando o risco de desenvolver fraturas.

Como aumentar o índice de vitamina D?

Existem alguns métodos fáceis e simples de aumentar o índice de vitamina D no organismo, sendo extremamente importante conhecer eles para garantir melhores condições de vida. O sol é a fonte mais rica de vitamina D, porém alguns alimentos conseguem combater a deficiência dela no organismo. Os principais alimentos são:

  • Atum;
  • Gema de ovo;
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Leite integral;
  • Manteiga.

Exame para identificar os níveis de vitamina D

O exame de sangue que mede os índices de vitamina D é chamado de 25(OH)D, ele identifica se a pessoa está recebendo pouca, muita ou a quantidade certa de vitamina. Este exame é muito importante, pois ajuda a decidir se a pessoa precisa tomar mais ou menos suplementos, ou expor mais sua pele ao sol.

Fontes

Exame para identificar os níveis de vitamina D

onheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up