Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Insolação durante o verão

Insolação-durante-o-verão

O que é insolação?

Junto com o verão chegam algumas complicações típicas da estação, por isso é necessário manter-se sempre alerta aos sinais que seu corpo dá. Insolação é um dos principais males desta estação, caracterizado pelo conjunto de sintomas que afeta os indivíduos que ficam expostos excessivamente à luz solar. Provocando o aumento da temperatura do organismo, acima dos limites fisiológicos.

Normalmente, o organismo é resfriado por meio da transpiração, porém, em alguns casos, apenas a transpiração não é suficiente. Nessas situações, a temperatura corporal de uma pessoa pode elevar-se com rapidez, podendo danificar o cérebro e outros órgãos vitais.

Existem vários fatores que podem interferir na capacidade de resfriamento do organismo em ambientes com elevadas temperaturas, tais como a umidade do ar alta, pouca idade, obesidade, febre, desidratação, doenças cardíacas, problemas de circulação sanguínea e queimaduras solares. A umidade do ar alta pode dificultar a evaporação do suor, impedindo a liberação de calor do organismo.

Sintomas da insolação

Os sintomas mais comuns da insolação são a desidratação e a queimadura da pele. Quando uma pessoa fica exposta ao sol por muito tempo, as células de sua pele são destruídas com mais facilidade e o líquido que fica entre elas é eliminado, ocasionando uma grande perda de água pelo organismo. Outros sintomas comuns da insolação são:

  • Falta de ar;
  • Pulsação acelerada;
  • Pele vermelha, quente e seca;
  • Vômito;
  • Temperatura corporal alta, acima de 39,5 graus Celsius.

É muito importante tomar alguns cuidados básicos com as pessoas que estão com insolação, são simples e fácies de realizar. É necessário levar o individuo para locais frescos e ventilados, fazer com que a vítima beba muito líquido para evitar a desidratação, levar a pessoa ao médico mais próximo e colocar toalhas molhadas sobre a cabeça.

Cuidados durante o verão

A insolação ocorre quando a pessoa fica exposta ao sol por muito tempo, sem os devidos cuidados. Existem várias formas de prevenir a insolação durante o verão, sendo extremamente importante conhecer cada uma delas. Passar protetor solar antes de se expôr ao sol, e de duas em duas horas se estiver na água, beber no mínimo dois litros de água por dia, evitar tomar sol entre as 10 horas e as 16 horas.

Todas as vezes que molhar-se com água do mar, é recomendável tomar banho com água doce para tirar o sal da pele. Usar chapéu e óculos de sol mesmo na sombra, não realizar esforços físicos quando estiver exposto ao sol, usar roupas leves e nunca apertadas e não consumir bebidas alcoólicas durante a exposição solar.

Diagnóstico da insolação

O diagnóstico precoce de insolação pelo sol é de extrema importância, pois essas condições podem progredir para complicações fatais. Muitas vezes, o diagnóstico é feito clinicamente, medindo a temperatura e avaliando os sintomas de exaustão pelo calor e insolação.

A temperatura de corpo real pode ser medida no núcleo. Geralmente, o termômetro é colocado dentro da boca ou nas axilas para detectar a temperatura do núcleo. A temperatura de 40 graus Celsius, ou acima, é um dos principais sinais de insolação. Porém, a insolação pode ser diagnosticada em temperaturas mais baixas, e estas temperaturas não são sempre indicativas de insolação, elas podem ser alcançadas por atletas durante o exercício físico.

Alguns dos exames realizados para diagnosticar o golpe de calor são urina, ECG e raio-X de tórax. A urina é testada para detectar indicações de lesão muscular por rabdomiólise ou danos aos rins. O ECG é realizado para ver a atividade do coração. O raio-X do tórax é indicado para verificar os fluidos e edema do pulmão.

Fontes:

Diagnóstico da insolação em Curitiba

onheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up