Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Importância dos Hormônios Humanos

exames hormonais 2

O que são hormônios?

Os hormônios são as substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados. Cada hormônio é produzido por uma glândula específica e atua apenas em um determinado local, e o conjunto de glândulas endócrinas recebe o nome de sistema endócrino.

Estas substâncias são extremamente importantes para o controle e bom funcionamento do corpo humano, lembrando que cada um possui um efeito específico. Os hormônios têm várias funções no corpo humano, entre elas, crescimento, desenvolvimento, e equilíbrio interno do corpo.

  • Alguns hormônios tem a função de transportar informações entre as células, atuando como espécie de mensageiro químico.
  • Já outros hormônios, tem a função de regular os órgãos e algumas regiões do corpo.

Quais são os principais hormônios humanos?

Existem vários hormônios no corpo humano, e extremamente importante conhecer os principais, entre eles, prolactina, folículo estimulante, luteinizante, oxitocina, antidiurético, tironina e tiroxina, calcitonina, paratormônio, insulina e adrenalina.

A prolactina estimula a produção de leite pelas glândulas mamarias, sendo que sua produção se torna mais acentuada no final da estação, aumenta após o parto e continua enquanto durar o da sucção. O folículo estimulante, FSH, possui diferente função entre as mulheres e os homens. Nas mulheres, estimula o desenvolvimento e a maturação dos folículos ovarianos, já nos homens, estimula a espermatogênese.

O luteinizante, LH, nas mulheres estimula a ovulação e o desenvolvimento do corpo lúteo, nos homens estimula a produção de testosterona. A oxitocina, na mulher estimula a contração da musculatura uterina, durante o parto e a saída do leite. Já nos homens, é responsável pelo relaxamento dos vasos, aumentando a irrigação sanguínea.

O antidiurético, ADH, é responsável por regular o volume de uma bexiga e a pressão sanguínea. A produção de este hormônio é estimulada pelo aumento da pressão osmótica do sangue, lembrando que o etanol inibe sua secreção.

A tironina, T3, e a tiroxina, T4, regula o desenvolvimento e o metabolismo geral do corpo. A calcitonina regula a taxa de cálcio no sangue, inibindo sua remoção dos ossos. Já o paratormônio, é responsável por regular a taxa de cálcio, estimulando a remoção do cálcio da matriz óssea.

A insulina é a responsável por diminuir os níveis de glicose no sangue, aumentando a captação de glicose pelas células, e ao mesmo tempo, inibe a utilização de ácidos graxos e estimula sua deposição no tecido adiposo. No fígado estimula a captação da glicose plasmática e sua conversão em glicogênio.

A adrenalina promove taquicardia, batimento cardíaco acelerado, aumento da pressão arterial e das frequências cardíaca e respiratória. Também, aumenta a secreção do suor, da glicose sanguínea, da atividade mental, e constrição dos vasos sanguíneos da pele.

Exames Hormonais em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up