Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Saiba mais sobre os exames laboratoriais

Saiba mais sobre os exames laboratoriais

Nossa saúde é algo extremamente complexo e ao mesmo tempo delicado. Sendo assim, é importante que tenhamos noção do que está acontecendo com nosso organismo para que possamos o defender de possíveis microrganismos que possam vir a causar doenças. Por isso, os exames laboratoriais, também chamados de análises clinicas, são excelentes aliados quando o assunto é conhecer nosso próprio organismo. Porém, por se tratar de algo tão importante, é de suma relevância que tais análises sejam feitas em local de confiança. Conheça o Laboratório Nilson Santos.

O que são exames laboratoriais?

Os exames laboratoriais consistem em uma série de exames ou testes indicados pelos médicos, sendo extremamente importantes para diagnosticar ou evitar uma doença. Tais análises também podem ser requisitados de forma rotineira, com fins de saber como o organismo se encontra, estes chamados popularmente de Check-Up. Os exames laboratoriais possuem diversas funções, tais como:

  • Tratar doenças;
  • Diagnosticar doenças;
  • Acompanhar paciente;
  • Coletar dados epidemiológicos;
  • Prevenir doenças.

Os exames clínicos podem ser executados por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização e controle dos laboratórios clínicos. O analista clínico tem a função de analisar os fluídos biológicos humanos, sendo que o patologista examina os tecidos através da análise microscópica de cortes histológicos.

Os brasileiros não têm o costume de realizar exames preventivos, sendo que é extremamente importante para detectar e tratar doenças em estágio inicial. O Check-Upconsiste na realização de exames laboratoriais de rotina para avaliar a saúde das pessoas.

Tipos de exames

Existem vários exames que podem ser realizados em laboratórios clínicos, mas alguns dos exames mais comuns realizados nestes laboratórios são:

  • Colesterol;
  • Glicose;
  • Urina.

O exame da glicose no sangue, conhecido como teste da glicose, consiste na retirada de sangue, durante um período de jejum, para avaliar a quantidade de açúcar no sangue e diagnosticar a diabetes. Para as pessoas que já tem diabetes este exame também é fundamental, pois serve para verificar os valores de glicemia no sangue e melhorar o tratamento que pode ser feito com remédios antidiabéticos ou insulina. O recomendado é que o tempo de jejum, antes de realizar o teste, seja de 8 horas. Os valores de referência do exame da glicose em jejum são:

  • Normal: Inferior a 110 mg/dl;
  • Pré-diabetes: entre 110 a 125 mg/dl;
  • Diabetes: superior a 126 mg/dl em dois dias diferentes.

O exame de colesterol também é muito importante, porém não é utilizado para diagnosticar ou monitorar uma doença, e sim para avaliar o risco de desenvolver uma doença. Os médicos podem solicitar este exame a cada 5 anos, porem o certo seria realizar ele uma vez por ano. O exame de colesterol serve para prevenir doenças cardíacas. Os resultados podem ser graduados em três categorias de risco:

Desejável, que é o resultado abaixo de 200 mg/dl, com baixo risco de doença cardíaca;

Limítrofe, que é o resultado entre 200 e 2390mg/dl, considerado risco intermediário;

Alto risco, que é resultado igual ou maior que 240 mg/dl, com alto risco de desenvolver doença cardíaca.

O exame de urina é um dos mais importantes, sendo que existem três tipos de exames possíveis, entre eles, exame de urina do tipo 1, urina de 24 horas, e cultura de urina. O exame simples de urina do tipo 1 pode proporciona informações muito importantes dobre doenças e condições renais. O exame de urina 24 horas é cada vez menos utilizado, por causa da sua complexidade. Já o teste de cultura de urina ajuda a identificar os germes presentes na infecção urinaria.

Exames Laboratoriais em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up