Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame de sangue beta

Exame de sangue beta

Para detectar o estado de uma gravidez podem ser utilizados alguns recursos para obter a confirmação, como por exemplo, o teste de farmácia e o exame de sangue beta.  O mais indicado, independente de cada caso é que seja realizado o exame laboratorial, uma vez que os exames e farmácia podem proporcionar um resultado incorreto não sendo considerado como 100% eficaz. Para verificar com total confiança e segurança se você está grávida realize um teste de laboratório.

A realização do exame beta pode confirmar ou não uma possível suspeita de gravidez trazendo os resultados como qualitativo ou quantitativo e sendo ainda, mais seguro do que os testes que são realizados em farmácia, uma vez que farão a medição dos hormônios existentes no organismo e no sangue da mulher, e não apenas em sua urina.

Uma mulher que tem a sua menstruação atrasada logo pode passar pela sua cabeça o questionamento se está realmente grávida ou não, pois o atraso da menstruação é um dos primeiros sintomas de que a mulher pode estar no início de uma gestação. A atitude mais comum de uma mulher é ir direto a farmácia e realizar um teste simples e que trará o resultado em poucos minutos.  Mesmo que a realização deste teste seja eficaz, é importante que seja realizado o exame laboratorial onde será identificado o hormôniobeta-HCG, identificando realmente a possível gravidez.

O hormônio conhecido como beta-HCG, é encontrado durante o ciclo menstrual da mulher. Durante a realização deste exame será retirada uma pequena coleta para que seja possível realizar a verificação da quantidade existente deste hormônio no organismo, depois irá ocorrer a coagulação do sangue e a centrifugação onde será retirada a parte líquida, tornando possível e eficaz o resultado deste exame.

 O que é o exame de sangue beta

O exame de sangue denominado como beta-HCG beta é um exame geralmente utilizado para verificar a suspeita de gestação, podendo informar através da utilização de um resultado qualitativo ou mesmo quantitativo, sendo diferenciados dos testes de farmácia que apenas apresentam a respostas de SIM ou NÃO no momento da realização do teste.

Para realizar o exame de sangue beta-HCG não é obrigatório que seja realizado este exame em jejum, embora possa ser recomendado o jejum de aproximadamente 4 horas. Mas é importante que seja confirmado esta informação no laboratório Onde será realizada a coleta.

Este exame beta-HCG possui como nomenclatura correta Gonadotrofina Coriônica humana, e sua durante a sua realização será identificada a dosagem sanguínea, para auxiliar na detecção de uma gravidez. A dosagem deste hormônio é um método que possui elevada veracidade para o diagnóstico de uma gestação.

 Para que serve o exame de sangue beta

A realização do exame beta irá auxiliar fortemente para a verificação da quantidade exata de hormônios que estão presentes no sangue da mulher, servindo para proporcionar um diagnóstico exato e preciso de gravidez para que seja iniciado corretamente o acompanhamento desenvolvimento da quantidade de hormônios e logo a fase da gestação.

O diagnóstico de gravidez poderá ser efetuado em alguns casos a partir do 2º dia de atraso menstrual, pois na gravidez normal a concentração dos hormônios beta –HCG dobra a cada dois dias especialmente da 2ª a 5ª semana de evolução.

No momento da verificação do resultado do exame é importante que seja feita a correlação dos fatos e não levando em conta apenas o diagnóstico da gravidez, tendo relação com os sintomas clínicos, os médicos especialistas não recomendam que seja feito uma simples relação uma vez que um resultado negativo não deverá ser considerado de forma isolada pois dependendo de cada caso o exame beta poderá ter um resultado negativo mesmo com o corpo gerando uma nova gestação. Por tanto existe a importância de relacionar os fatos que ocorreram em determinado período e ainda levar o resultado para que seja analisado por um médico especialista.

 Exame de sangue beta qualitativo

O exame beta qualitativo poderá ser realizado e o seu resultado será parecido com a realização de um teste de farmácia, no entanto com o exame qualitativo o resultado poderá ser comprovado tranquilamente de forma mais eficaz do que o teste de farmácia.  O exame laboratorial irá utilizar um soro no sangue para que seja processado e detectado o hormônio beta-HCG, onde poderá ser identificado facilmente o resultado deste exame que poderá ser disponibilizado em poucas horas.

Nesta variação do exame beta será indicado apenas o resultado positivo ou negativo deste

exame, onde o valor deste será irrelevante levando em consideração apenas o resultado de SIM ou NÃO que o exame  mostrará.

 Exame de sangue beta quantitativo

Com a realização do exame beta será disponibilizado o valor exato do exame, a partir do qual será possível verificar a suspeita de uma possível gravidez sendo positivo ou negativo a partir dos valores de referência que são informados, confira:

Mulheres não grávidas, saudáveis. Diagnóstico de gravidez:

– De 5 a 50mU/ml: indeterminado

– Acima de 50mU/ml: positivo

Quando for realizado o exame beta e indicado um resultado indeterminado, o mesmo poderá ser realizado novamente após algumas semanas.  A verificação do exame betapoderá ser realizada através de uma coleta de sangue ou urina que será retirada, quando a mulher estiver suspeita de gravidez.

Existem alguns valores que são facilmente identificados no momento da realização do teste e podem ser verificados a seguir

  • 1 semana de gestação: 5-50mlU/ML
  • 2 semanas de gestação: 20-500mlI/ML
  • 3 semanas de gestação: 500-5.000mlU/ML
  • 4 semanas de gestação: 3.000 – 19.000mlU/ML
  • 12 semanas de gestação: 16.000 – 160.000 mlU/ML

Nos casos em que sejam apresentados níveis altíssimos de beta-HCG logo no início da gestação, será necessário realizar uma investigação de uma suspeita de hipótese de doença trooblástica gestacional.  Para isso é de fundamental importância do acompanhamento médico de um ginecologista em qualquer gestação e preferencialmente desde o seu início.

 Quando deve ser realizado o exame de sangue beta

O exame de sangue beta pode ser realizar a partir do momento que a sua menstruação tiver um atraso de aproximadamente 15 dias. Lembrando que é necessário verificar qual foi o dia em que ocorreu a ultima relação sexual e de que forma que foi realizada, com a utilização de camisinha ou não  e verificar outros métodos anticoncepcionais que tenham sido utilizados.

No entanto se não for possível ou se você não quiser esperar os 15 dias, é possível que o exame beta seja realizado no primeiro dia após a menstruação, uma vez que com o examebeta-HCG é possível que dentro de uma semana após a concepção seja identificada a gestação.

Independente do atraso da menstruação e até mesmo da suspeita da gravidez mais recomendado é que seja aguardado a solicitação de um médico para que o exame seja realizado corretamente e logo analisado por um médico, para comprovar o resultado do exame.

Exame de sangue Beta em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up