Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame do tipo sanguíneo: como ele é feito?

Exame do tipo sanguíneo: como ele é feito?

Também chamado de Tipagem Sanguínea, o exame para saber o tipo sanguíneo é um dos procedimentos mais realizados nos laboratórios. O método identifica o tipo de sangue, seus derivados e o fator RH.  O procedimento deve ser feito em um laboratório de confiança e é necessário uma pequena coleta sanguínea.

O procedimento mais comum é feito por meio de uma pequena coleta de sangue na veia do braço. Porém, em alguns casos pode ser feito apenas com a coleta de gota de sangue na ponta do dedo.

Funcionalidades de saber a Tipagem Sanguínea

Transfusão sanguínea – doação

O exame também é feito em doadores ou receptores de sangue, para saber a que grupo sanguíneo o paciente se enquadra; com o entendimento de quais outros grupos ele pode doar ou receber.

O exame pode acontecer toda vez que o sangue for doado, coletado para análise ou durante uma transfusão de sangue. Para realizá-lo não é preciso nenhum preparo antecipado. O procedimento é rápido, não dói e os resultados que necessitam de urgência, podem sair em até 2 horas e os demais no máximo 24 horas.

Tipagem sanguínea na gravidez

A Tipagem sanguínea também é comumente recomendada para mulheres grávidas, para evitar incompatibilidade sanguínea, principalmente a incompatibilidade do sistema ABO, quando o sangue da mãe é diferente do sangue do pai, independente do fator RH.

Onde fazer Exame da Tipagem sanguínea em Curitiba

O exame é rápido e simples. Não há necessidade de preparação para realizá-lo, nem horário marcado. O Laboratório Nilson Santos realiza exames laboratoriais em Curitiba há quase 50 anos e é referência.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up