Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame de sexagem fetal em Curitiba

Exame de sexagem fetal em Curitiba

Quais pais não ficam curiosos para saber o sexo do bebê assim que o teste aponta que estão “grávidos”? Já ouviu falar no exame de sexagem fetal? O prazer de poder já chamar o pequenino da barriga pelo nome, escolher as roupinhas ou até mesmo decorar o quarto de acordo com o sexo do bebê são desejos de quase todos.

exame-de-sexagem-fetal-em-curitiba

Na maioria das vezes os pais precisam esperar, mais ou menos, a décima sétima semana de gestação para realizar o exame de ultrassonografia e assim saber o sexo do bebê que está se desenvolvendo. Mas, tem-se ainda o risco do bebê ser muito “tímido” ficando de perninhas fechadas, dificultado a visualização do sexo na ultrassonografia.

Quando realizar o exame de Sexagem Fetal?

Já existe um exame que pode ser realizado a partir da oitava semana que aponta o sexo do bebê com quase 100% de acerto. Esse exame se chama Sexagem Fetal.

Não é um exame invasivo, pois é feito pela amostra de sangue da mãe. Não precisa de jejum e nem de preparação anterior ao exame. São coletados cerca de 20 ml de sangue da mãe, onde se analisará o DNA do feto.

A descoberta de que no plasma materno existe DNA do feto transferido pela placenta foi do cientista chinês Y. Dennis Lo. A partir dessa descoberta conseguiu-se analisar esse DNA e saber se existe ou não o cromossomo Y.

A mulher tem dois cromossomos sexuais X e o homem tem um X e um Y. Se no DNA do feto, a partir do sangue da mamãe, for encontrado um cromossomo Y pode-se dizer que será um menino. Se não houver esse cromossomo, será uma menina.

exame-de-sexagem-fetal

No caso de gêmeos univitelinos idênticos, o teste é válido para ambos os bebês. Se o exame der menino, os dois bebês serão meninos. Se der menina, os dois bebês serão meninas. Gêmeos idênticos têm o mesmo DNA e, por isso, o mesmo sexo. Em gêmeos fraternos bivitelinos, o resultado positivo para “Y” significa que ao menos um dos gêmeos será menino. Se o resultado der ausência de cromossomo “Y” pode-se dizer que ambas são meninas.

O exame de sexagem fetal é confiável?

A Sexagem Fetal é confiável e tem quase 100% de acerto se for realizado a partir da oitava semana gestacional. Antes há maior risco de erro.

O exame da Sexagem Fetal pode dar errado caso a mamãe já tenha recebido transfusão de sangue ou transplantado um órgão de outro homem.

Por enquanto, esse teste serve para a identificação do sexo dos bebês, mas já está em estudo para que seja também caminho para identificar algumas doenças, substituir outros exames que são mais invasivos e até a realização do cariótipo fetal. O que dificulta é a pequena quantidade de células fetais no sangue materno.

Exame de sexagem fetal em Curitiba

No Laboratório Nilson Santos são realizados todos os exames e procedimentos laboratoriais, comumente solicitados pelos médicos.

O atendimento é feito por ordem de chegada de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h00 e aos sábados das 7h30 às 11h30.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up