Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Tipagem Sanguínea

tipagem-sanguinea

Exame para saber tipo sanguíneo

O exame para descobrir o tipo sanguíneo é chamado de Tipagem Sanguínea, serve para identificar o tipo de sangue de uma pessoa, seus derivados e o fator Rh dela. O exame é feito a partir de uma pequena coleta sanguínea. Este teste é muito importante, pois pessoas dos grupos A, B, e O produzem rapidamente anticorpos que podem causar reações graves se receberem transfusão de sangue incompatível.

A Tipagem Sanguínea pode ser realizada em todo o sangue doado para transfusões ou nas pessoas que precisam de transfusões. O procedimento é rápido e não dói. Existem algumas situações onde é necessário fazer transfusão de sangue, as principais são:

  • Anemia intensa;
  • Perda de sangue excessiva;
  • Doenças hemorrágicas, como hemofilia;
  • Cirurgia que envolve sangramento.

É importante ressaltar que este exame é realizado em todas as mulheres grávidas, para identificar aquelas que possuem Rh-negativo. Caso a mãe seja Rh-negativa, é necessário que o bebê seja testado para determinar se a mãe precisa receber imunologia anti-Rh.

O Laboratório Nilson Santos conta com uma equipe especializada e pronta para atender às necessidades dos pacientes com qualidade e eficiência. Também possui equipamentos de alta tecnologia que permitem acelerar boa parte da rotina de exames.

Vários exames comuns e conhecidos popularmente não necessitam de jejum, como é o caso da Tipagem Sanguínea. Para realizar este exame não é preciso nenhum preparo antecipado.

Como interpretar o resultado?

O resultado do exame de Tipagem Sanguínea é disponibilizado rapidamente, no máximo 24 horas após ter realizado o teste. Em casos de extrema urgência o resultado é disponibilizado em até duas horas após ter feito a coleta. Muitas pessoas não sabem ou têm dúvidas na hora de ler e interpretar o resultado, pois é necessário ter conhecimento de alguns termos técnicos, são eles:

  • A positivo, pode receber sangue do tipo A+, A-, O+ e O -;
  •  A negativo, pode receber sangue do tipo A- e O -;
  • B positivo, pode receber sangue do tipo B+, B-, O+ e O -;
  •  B negativo, pode receber sangue do tipo B- e O -;
  • AB positivo, pode receber sangue do tipo AB + e -, A+ e -, O+ e -;
  • AB negativo, pode receber sangue do tipo AB-, A- e O -;
  • O positivo, pode receber sangue do tipo O+ e O -;
  •  O negativo, pode receber sangue do tipo O negativo.

Tipo sanguíneo universal

O tipo sanguíneo considerado doador universal é o O negativo, pois é compatível com todos os outros antígenos. É recomendado que a pessoa que possui este tipo de sangue doe pelo menos uma vez ao ano, para que hospitais e bancos de sangue possam ter material sempre que for preciso. O doador universal precisa ter consciência do quanto pode ajudar pessoas que necessitam de transfusão de sangue com urgência.

Assim como existe um doador universal, também existe o receptor universal, que é o tipo AB positivo. Está pessoa pode receber sangue de qualquer outro tipo sanguíneo, pois é compatível às características dos demais.

Fontes:

Tipagem Sanguínea em Curitiba

onheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up