Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame Toxicológico

exame-toxicológico

O que é exame toxicológico?

O exame toxicológico é muito importante, pois ajuda a detectar ingestão ou exposição às substâncias tóxicas, drogas e outras substâncias. Existem várias técnicas para a realização do teste, porém as duas principais são exame toxicológico instantâneo e exame toxicológico laboratorial.

O exame instantâneo é muito semelhante aos testes caseiros para gravidez. Ele costuma ser mais acessível e rápido, porém pouco confiável e com janela de detecção curta. A urina e o suor são usados como base de teste. A janela de detecção é um termo muito utilizado, representa o período pelo qual o exame é capaz de detectar o consumo de drogas.

Já o exame toxicológico laboratorial é realizado em um laboratório com amostras biológicas, tais como cabelo, sangue, urina ou saliva. Ele costuma ser mais confiável se comparado ao método anterior, para isso é necessário utilizar equipamentos de alta tecnologia.

Os testes laboratoriais em fluídos são utilizados para identificar se houve ou não o consumo recente de uma determinada droga, é importante ressaltar que o resultado não analisa o quanto de droga foi consumido.

No exame por amostras de queratinas, como cabelo ou pêlos, a coleta costuma ser mais fácil e o período de detecção maior. Este método é mais utilizado quando é necessário saber a quantidade exta de droga que foi consumida pela pessoa.

Exame toxicológico para motoristas

O exame toxicológico é obrigatório para todos os motoristas habilitados a dirigir veículos de porte, de acordo com a Lei 13.103 de 2015 e a Revolução Contran 517 de 2015. Este exame deve ser realizado junto com os demais exames médicos, sendo que as amostras serão realizadas pelas clinicas de medicina de tráfegos que já atendem os motoristas ou nos Laboratórios de Análises Clínicas. Lembrando que as amostras devem ser analisadas em laboratórios especializados.

O Laboratório Nilson Santos  conta com uma estrutura diferenciada e uma equipe especializada e pronta para atender às necessidades dos pacientes com qualidade e eficiência. O Laboratório possui equipamentos de alta tecnologia que permitem acelerar boa parte da rotina de exames.

O exame toxicológico para motoristas é muito importante, pois permite identificar o uso de drogas nos últimos meses, além de dar uma ideia da quantidade de droga que foi ingerida pelo usuário nesse período.

Exame toxicológico para CNH

O exame toxicológico é obrigatório na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, para categorias C, D e E. O exame tem como principal objetivo detectar o uso de drogas no organismo do motorista e ao mesmo tempo oferecer mais segurança no trânsito.

Segundo estudos realizados pela Policia Federal, as principais ocorrências de acidentes envolvendo veículos grandes acontecem no período da noite e com motoristas suspeitos de terem usado algum tipo de substância psicoativa. Por isso a realização do exame é fundamental e deve ser realizado por todos os motoristas.

Exame toxicológico de larga escala

O exame toxicológico de larga escala é capaz de detectar o consumo de drogas por longos períodos de tempo, com, no mínimo, 90 dias do uso da droga até o dia do exame. O exame de sangue detecta consumo de até 72h e o exame de urina consumo de até 30 dias.

Fontes:

Exame Toxicológico em Curitiba

onheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up