Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame PCR

exame-pcr

O que é dengue?

A dengue é uma doença febril aguda, sistemática e dinâmica, causada por um vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada do mosquito Aedes Aegypti. Atualmente, a dengue é um sério problema de saúde pública, pois as condições do meio ambiente favorecem seu desenvolvimento. A doença é típica de áreas tropicais e subtropicais, a dengue ocorre em todos os continentes, exceto na Europa.

Essa doença ainda causa muitas preocupações no Brasil, pois o número de casos está quase o dobro em comparação ao ano passado, principalmente na região sudeste. A Organização Mundial da Saúde considera a dengue como um dos mais importantes problemas de saúde pública dos últimos anos, com base nisso, ela lançou a Estratégia Global para prevenção e controle da dengue, 2012-2020.

A dengue pode parecer uma doença pouco agressiva, mas ela pode evoluir para dengue hemorrágica, elevando o risco de morte. A dengue clássica é provocada por qualquer um dos quatro tipos de dengue, sendo que de 3 a 15 dias após a picada do mosquito começam a surgir alguns sintomas. Na dengue hemorrágica, além dos sintomas da dengue clássica, apresenta dor no fígado, tonturas e dor no fígado.

Forma de transmissão

A dengue é uma doença que não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, nem por água ou alimentos. A transmissão ocorre quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por uma semana e após isso se transformam em mosquitos prontos para atacar as pessoas.

O Aedes aegypti procria em velocidade rápida e vive, aproximadamente, 45 dias. Quando uma pessoa é picada, demora de 3 a 15 dias para a doença se manifestar. A transmissão da doença é mais comum em regiões onde o calor é mais intenso. A fêmea coloca os ovos em locais quentes e úmidos, raramente a transmissão ocorre em lugares frios.

Dengue sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações. Durante a evolução da doença é possível identificar três fases distintas, febril, crítica e de recuperação. Na fase crítica da dengue, entre o terceiro e sexto dia após o inicio dos sintomas, ocorrem às manifestações clínicas. Isso ocorre devido ao aumento da permeabilidade vascular e da perda de plasma.

Os sinais de alarme clínico da dengue são dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, tonturas, decaimento, desmaios, aumento do tamanho do fígado, sangramento na gengiva e no nariz, vômitos com sangue, sonolência, irritabilidade, diminuição da diurese, diminuição da temperatura do corpo e desconforto respiratório.

É importante lembrar, que a pessoa infectada fica imunizada definitivamente contra o tipo de vírus que contraiu e temporariamente contra os demais. Existem quatro tipos diferentes de vírus, para estar totalmente imunizado é necessário ter tido contato com todos eles. Muitas pessoas não sabem, mas a cada contágio com um novo tipo de vírus os sintomas são mais intensos e o risco de desenvolver a dengue grave é mais alto.

Combate a dengue

O exame PCR ou teste molecular para dengue é utilizado para determinar se uma pessoa está infectada com o vírus, Os sintomas da doença são muito parecidos com os de outras doenças, tais como gripe e virose, o teste auxilia no diagnóstico mais preciso. O exame PCR pode detectar o vírus nos primeiros 5 dias após o inicio dos sintomas. Todas as pessoas podem realizar o teste, inclusive mulheres grávidas.

O teste pode ser realizado em um hospital ou laboratório, deve ser feito por um profissional da área da saúde. É importante lembrar, que os métodos utilizados no exame podem variar de acordo com o local onde o teste está sendo realizado.

O Laboratório Nilson Santos conta com uma estrutura diferenciada e uma equipe especializada e pronta para atender às necessidades dos pacientes com qualidade e eficiência. O laboratório, também, conta com equipamentos de alta tecnologia que permitem acelerar boa parte da rotina de exames.

Fontes:

Exame PCR em Curitiba

onheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up