Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Sobre a medicina ocupacional

NOVO TEMPLATE - Lab Nilson Santos

A medicina ocupacional é uma área médica que tem como principal objetivo zelar pelo bem estar e saúde de um profissional, esta medicina também é utilizada nos casos em que são necessárias e a assistência do trabalhador que foi vítima de um acidente no local de trabalho.  Esta área da saúde também é conhecida como a medicina do trabalho, e está baseada sobre dois pilares, sendo eles a Clínica e a Saúde Pública.

A ação desta área médica está orientada para promover a saúde e bem estar de um trabalhador, com o objetivo de garantir a produtividade dos colaboradores de uma organização.

 

O que é medicina ocupacional

A medicina ocupacional ou medicina do trabalho lida de forma direta com homens e mulheres que trabalham, visando a prevenção de acidentes de trabalho e também a promoção da saúde e da qualidade de vida de um individuo de forma que consiga melhorar as condições da saúde física e mental do mesmo, mantendo a interação saudável entre as pessoas, seu ambiente social e também do local de trabalho.

A saúde no trabalho é um direito conferido pela lei nº 6.514, de 1977 a qualquer cidadão. Tornando responsável as empresas e empregadores, pela segurança e cuidado com a saúde de seus colaboradores no ambiente de trabalho. O governo federal, estadual e municipal também se tornam responsáveis por zelar pelos trabalhadores, fiscalizando e investindo na melhoria das condições trabalhistas.

A medicina ocupacional deverá ser praticada por um profissional com especialização na área de medicina no trabalho ou saúde do trabalhador.

 

Qual o objetivo da medicina ocupacional

Dentre as principais funções da medicina ocupacional estão a conservação de salubridade e também da higiene do local de trabalho através da fiscalização e também acompanhamento das condições físicas e mentais dos funcionários de uma determinada empresa.

O médico do trabalho fará o reconhecimento prévio dos riscos ocupacionais que existem em um determinado ambiente dentro das funções que serão desenvolvidas.

 

A importância da medicina ocupacional

Além do objetivo específico que a medicina ocupacional possui que seria a garantia da saúde de um trabalhador, ela pode auxiliar na garantia da saúde do mesmo, uma vez que existem vários problemas crônicos de saúde, que podem ser detectados em um simples exame médico de admissão, porém existem algumas doenças que podem ser desenvolvidas no próprio local de trabalho fazendo com que seja de dever da medicina trabalhista detectar as mesmas.

Dentro do ambiente de trabalho um dos problemas de maior recorrência é o LER, que seria a Lesão por Esforço Repetitivo, estando relacionado com as práticas recorrentes e incorretas de alguns movimentos ocupacionais como a digitação e outros trabalhos que necessitam de movimentos repetitivos para a sua realização.

É dever do profissional que atua na medicina do trabalho manter o bem estar de um colaborador e auxilia-lo no momento em que ocorrer acidentes trabalhistas. Portanto é indispensável que seja realizado o exame médico em uma clínica que ofereça serviços de medicina ocupacional para manter a saúde e integridade dos trabalhadores.

MEDICINA OCUPACIONAL EM CURITIBA

 Está à procura de um laboratório que realize o Exame de Paternidade? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up