Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Medicina laboratorial

medicina laboratorial

A medicina laboratorial também pode ser conhecida como patologia clínica e é a especialidade médica que trata da execução e interpretação dos exames de laboratório clínico, que incluem médicos patologistas, bioquímicos, farmacêuticos, biólogos e biomédicos.

 

O que é a medicina laboratorial

Através da realização de alguns exames, a medicina laboratorial consegue fornecer várias informações de grande relevância para o médico que solicitou a realização do exame.

Muitas vezes um exame laboratorial pode ser realizado com o objetivo de identificar meios que possam auxiliar na prevenção, diagnóstico, tratamento, prognóstico e acompanhamento das enfermidades em geral e que consigam ser identificadas através da realização destes exames.

 

Exames que são realizados com auxilio da medicina laboratorial

Existem vários exames que conseguimos realizar com o auxilio da medicina laboratorial, uma vez que é identificada com grande eficiência e viabilidade para a obtenção de um resultado correto e preciso. Confira os principais exames que são realizados com a utilização de recursos da medicina laboratorial:

  • Exame de gravidez
  • Hemograma completo
  • Exame de paternidade
  • Colpocitologia
  • Citopalogia
  • Papanicolau
  • Testes de Hormonais pós Estímulos (testes de desafio)
  • Toxicológicos
  • Teste do pezinho
  • Exames Laboratoriais em materiais biológicos: Urina, Fezes, Esperma-sêmen, Líquor, Medula óssea, Saliva, Fios de cabelo, Exudatos e Transudatos.

 

 

Tendências para a medicina laboratorial

Com o passar do tempo e os avanços tecnológicos que ocorreram em nossa sociedade, foi proporcionado a renovação das tecnologias que antes eram utilizadas para realizar os trabalhos nesta área da medicina. No entanto as mudanças nos trazem hoje o conceito de que deve ser realizado um número maior de exames com menor quantidade de pessoas, equipamentos e tempo principalmente para disponibilizar os resultados.

Existem algumas tendências que estão surgindo para esta área que tem como objetivo proporcionar a melhoria dos processos médicos que são realizados. Confira alguns.

Ferramentas de gestão, a gestão em medicina diagnosticada com a utilização de modernas ferramentas administrativas é uma realidade atual. Com a necessidade de cada área foi desenvolvida uma ferramenta que poderá auxiliar na estatística de análises de variações.

Inserção de novos testes no mercado, devido ao crescimento das pesquisas na área médica, utilizando cada vez mais a genética, o uso dos testes laboratoriais será mais frequente e abrangerá todas as fases da cadeia de saúde: prevenção, diagnóstico, prognóstico e acompanhamento terapêutico. O aumento dos novos testes poderá ocorrer de forma acelerada, as técnicas moleculares irão dominar a medicina laboratorial, sendo automatizadas e com preços acessíveis e orientados para a medicina personalizada.

Algumas outras tendências podem ser elencadas como os modelos de operação, consolidação e associação do laboratório clínico e aumentar o nível da medicina personalizada que tem a sua especialidade na área da genética.

São várias as tendências para este ramo da medicina e conforme ocorre a mudança e a evolução da sociedade é verifica a necessidade de inserir em um laboratório de análises clínicas, novas tecnologias que possam auxiliar a medicina laboratorial a realizar as suas atividades de uma forma mais eficaz.

Medicina Laboratorial em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up