Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Procedimentos para exame de sangue

tubo_com_sangue

Os procedimentos para a realização de um exame de sangue variam de acordo com o tipo de exame solicitado pelo médico. Porém, a maioria dos exames conta com preparos semelhantes e medidas que o paciente deve tomar, antes e durante o exame para que não ocorram alterações nos resultados.

Vai fazer um exame de sangue, mas não sabe ao certo os procedimentos adequados? É normal ter dúvidas antes do exame, por isso, o laboratório fornecerá todas as informações necessárias, baseadas no seu exame em específico. Mas como citado a maioria dos procedimentos é parecida, como:

  • Jejum: a maioria dos exames exige que o paciente fique entre 3 a 12 horas em jejum. Isso inclui adultos e crianças. Mas no caso dos exames infantis, esses períodos são mais curtos.

 

  • Horários: Alguns exames possuem horários indicados para serem feitos, principalmente na hora da coleta. A maioria no período da manhã e outros à tarde.

 

  • Alimentação: Assim como o jejum e dietas especiais, é preciso cuidar da alimentação, como não consumir alimentos gordurosos ou bebidas alcóolicas. Nesse caso o tempo é de aproximadamente três dias. Mas não é uma regra, alguns exames permitem que você se alimente normalmente sem problemas.

 

  • Água: mesmo no jejum, ingerir uma pouca quantidade de água não altera o exame.

 

  • Café: A substância da cafeína presente no café pode auxiliar na liberação de adrenalina, que aumenta os níveis da glicose e outros elementos e altera o exame. Por isso, não é recomendado.

 

  • Cigarro: Infelizmente muitas pessoas não sabem, mas fumar antes do exame pode influenciar na concentração de diversas substâncias como: adrenalina, aldosterona, cortisol, entre outros.

 

  • Medicamentos: Para quem toma algum tipo de medicamento regular, não é preciso suspender, apenas se for autorizado pelo médico que solicitou o exame. Existem exames próprios para avaliar o medicamento, então seu uso torna-se fundamental.

 

  • Exercícios físicos: Não é recomendado, pois o esforço físico pode alterar nosso metabolismo e ocasionar no aumento de substâncias do organismo que podem durar até um dia após o exame.

 

  • A coleta: As coletas de sangue são feitas de duas maneiras, a primeira é através de um furinho na ponta do dedo e a outra através da veia do braço.

Viu como os procedimentos são simples? Mas se ainda estiver com dúvidas entre em contato com o laboratório. O exame de sangue não dói e a coleta é feita rapidamente, não há com o que se preocupar. Uma dica é consultar-se com um médico e realizar exames de rotina regularmente, auxiliando na boa qualidade de vida e da saúde. Não deixe de fazer!

EXAME DE SANGUE EM CURITIBA

Está à procura de um laboratório que realize Exames de Sangue? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up