Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame de Colesterol

b74c59ed9f008c7d41cd5e35f88f534c

O exame de colesterol é feito através da coleta de sangue. Com uma amostra, mede o nível de colesterol total no organismo, assim como o nível de triglicerídeo e as frações de colesterol, conhecidas como:

  • HDL ou Colesterol bom: colesterol de alta densidade;
  • LDL ou Colesterol ruim: colesterol de baixa densidade.

As frações de HDL são protetoras, quanto maior for seu nível, melhor. Já os níveis relacionados ao LDL necessitam de uma atenção maior, pois estão relacionados ao processo de aterosclerose. Este processo é responsável pelo envelhecimento das artérias: conforme o aumento e descuido podem formar placas de gordura em seu interior e levar a problemas cardíacos.

É recomendado que pessoas com maiores chances e fatores de risco relacionados a doenças cardíacas, realizem o exame constantemente. Pessoas fumantes, com hipertensão, histórico familiar de doenças cardíacas, infartos e com diabetes, devem sempre realizar exames de rotina como esse.

Produzido pelo fígado o colesterol está diretamente ligado à nossa saúde, quando em excesso pode causar doenças cardiovasculares. O exame irá avaliar esses níveis e poderá diagnosticar o início ou a possibilidade de doenças. Feito isso, serão adotadas as medidas e os tratamentos necessários para reduzir suas taxas ou evitar doenças. As medidas mais comuns adotadas são:

  • Regularização da alimentação, ingerindo alimentos naturais e com baixo teor de gordura;
  • Atividades e exercícios físicos constantes;
  • Uso de medicações específicas, estipuladas pelo médico. Como, por exemplo, as estatinas.

A realização do exame de colesterol exige alguns preparos que dependerão do laboratório e de outros fatores. No geral, é recomendado estar em jejum que varia entre 03 a 12 horas antes do exame. Também é indicado evitar ingerir alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas não tomar medicamentos como pílulas, corticoides e entre outros. Esse tipo de medicamento pode influenciar e alterar os resultados. Por isso, caso você tome algum tipo de medicamento e vai realizar o exame, informe ao laboratório.

 

EXAME DE COLESTEROL EM CURITIBA

Está à procura de um laboratório que realize Exames de Colesterol? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up