Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Importância da Citopatologia Clínica

cito
O laboratório de Citologia Clínica desenvolve vários projetos de pesquisa enfocados na citopatologia cervicovaginal. Algumas das principais atividades realizadas nestes laboratórios são exames laboratoriais de citopatologia oncótica, urocitograma, urinálise, espemograma e citologia nasal.

O que é citopatologia?

A citopatologia, também chamada de citologia, é a ciência que estuda as células individualmente com o objetivo de detectar anomalias morfológicas que auxiliem no diagnostico de doenças. Os exames realizados nos laboratórios de citopatologia são denominados exames citológicos.

Os exames podem ser efetuados em células obtidas a partir de fluidos corporais, como sangue e urina, aspiração através de agulha, e células epiteliais superficiais, através de raspagem. O estudo da citologia é extremamente importante e útil, pois ajuda a detectar várias doenças, entre elas, o câncer e o pré-natal de anomalias fetais. O profissional responsável por realizar o exame de laboratório é o patologista clínico.

Os fluidos de cavidades e espaços do corpo podem ser utilizados para identificar e detectar as células cancerosas. Alguns dos fluidos de cavidades examinados são urina, escarro, fluido espinal, líquido pleural, líquido pancreático, e líquido ascético. A aspiração das células por agulha fina é considerada às vezes um exame de citologia e às vezes é considerada uma biopsia.

A raspagem e escovado citológico é uma técnica que consiste em raspar ou escovar as células do órgão ou tecido. É a técnica mais conhecida e utilizada no exame de Papanicolau, as amostras são coletadas com o auxilio de uma pequena espátula para remover as células do colo do útero. Algumas das outras áreas que podem ser raspadas são:

  • Esôfago.
  • Estômago.
  • Brônquios.
  • Mucosa da boca.

Para que serve o exame de Papanicolau?

O exame de Papanicolau deve ser realizado por todas as mulheres, pelo menos uma vez por ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de três em três anos.

O exame de Papanicolau é simples e barato, porém a maioria das mulheres tem medo ou vergonha de realizar o exame. Este exame é um dos mais importantes para a prevenção da saúde da mulher, lembrando que a prevenção é sempre o melhor remédio.

O exame de Papanicolau não é utilizado apenas para detectar ou diagnosticar uma doença, ele serve para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer. O medico é quem irá determinar a frequência com que a mulher deve realizar o exame, isso só pode ser definido após o resultado do primeiro exame. Alguns fatores de risco para o desenvolvimento de câncer são:

  • Inicio precoce da atividade sexual.
  • Multiplicidade, quando a mulher teve vários filhos.
  • Antecedentes de doença sexualmente transmissível.
  • Falta de higiene pessoal.

Citopatologia Clínica em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up