Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Hematologia Clínica

hematologia 2

que é hematologia clínica?

A hematologia é a parte da ciência que estuda as doenças do sangue, mais especificamente, aquelas que já nascem no sangue. Estuda elementos figurados como os glóbulos vermelhos, hemácias, os glóbulos brancos, leucócitos, e plaquetas.

Os médicos especializados nesta área e que realizam exames de sangue são chamados de hematologistas. O principal objetivo deste profissional é tratar de pessoas que têm doenças no sangue ou, distúrbios nos tecidos ou órgãos que produzem o sangue.

Existem algumas patologias que, apesar de estarem ligadas a alterações hematológicas, não são estudadas pela hematologia, tais como patologias endocrinológicas, nutricionais, infecciosas e reumáticas.

Quais são as principais doenças do sangue?

Existem várias doenças relacionadas ao sangue, porém as mais comuns são anemia, hemofilia e leucemia.  A anemia é uma patologia bastante conhecida, principalmente, entre as pessoas que possuem uma alimentação precária, mas, também, pode ser causada por problemas genéticos ou por alguns medicamentos.

A anemia ferropência é causada pela carência de ferro no organismo, pois o ferro é um dos principais componentes da hemoglobina e indispensável para sua produção. Sendo responsável pelo transporte do oxigênio.

A principal causa da anemia megaloblástica é a falta de ácido fólico ou vitamina B12, pois são indispensáveis para a produção da hemoglobina. A carência deles gera liberação antecipada das hemácias pela medula óssea. Já a anemia aplástica, ocorre quando a medula óssea libera quantidades insuficientes de hemácias.

A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária, pois a deficiência na coagulação sanguínea pode gerar uma perda de sangue considerável caso não seja tratado imediatamente. No caso da hemofilia A existe a falta do fator de coagulação VIII, e é a mais comum. Na maioria das vezes, atinge os homens.

A leucemia é o nome que recebem os cânceres no sangue. A principal causa é o desenvolvimento anormal das células que se desenvolvem na medula óssea. O tratamento desta doença deve ser realizado o mais rápido possível.

O que são os glóbulos vermelhos?

Os glóbulos vermelhos são células extremamente importantes, também conhecidas como hemácias ou entrócitos. A principal função destes glóbulos é transportar gases e nutrientes para todo o corpo. As hemácias têm um tempo de vida útil muito curto, variando de 100 a 120 dias. Essas células carregam dentro de si uma molécula chamada de hemoglobina, consiste basicamente de uma proteína com quatro partes e com um pedação de ferro chamado de radical Heme. Lembrando que a hemoglobina é a responsável pela cor vermelha do sangue.

Quando a hemoglobina está diretamente ligada ao oxigeno, é chamada de oxiemoglobina, caso esteja ligada ao dióxido de carbono chamamos de carboxiemoglobina, e se estiver ligada ao monóxido de carbono chamamos de monoxiemoglobina.

Glóbulos brancos

Os glóbulos brancos são as células brancas do sangue, são aquelas que fazem parte do sistema imunológico, sendo responsáveis pela proteção do organismo. Os granulócitos incluem os neutrófilos, basófilos e eosinófilos, e os agranulocitos são os linfócitos e macrófagos.

O neutrófilo é a célula crucial na defesa do organismo, pois é o principal controlador da inflamação aguda. Ele sai do sangue e vai para o tecido agredido através da diapedese, que é a passagem da célula pelas paredes do vaso sanguíneo. Os basófilos liberam mediadores químicos, principalmente, histamina e heparina. Já os eosinófilos, possuem participação ativa no combate a fungos e helmintos.

Os linfócitos são extremamente importantes no controle infecções por parasitas intracelulares, mutações, apresentação de antígenos e produção de anticorpos. Podendo ser do tipo T e B:

  • O linfócito T tem origem na medula óssea e sofre maturação no Timo. Apresentam a proteína TCR.
  • O linfócito B possui a proteína BCR. Sofre expansão clonal, multiplicando-se várias vezes.

O macrófago, também chamados de histrócitos, são células gigantes e lutam com o neutrófilo para combater a inflamação, principalmente, crônica. Essas células têm como objetivo fagocitar as hemácias velhas no baço.

Para que servem as plaquetas sanguíneas?

As plaquetas sanguíneas são as células que fazem parte do sangue, são formadas na medula óssea, e emitem os chamados prolongamentos periféricos, que são pequenos fragmentos que se libertam e passam a circular no sangue, dando forma as plaquetas. As plaquetas sanguíneas são compostas por vários componentes, tais como:

  • Mitocôndria.
  • Sistema canicular.
  • RNA.
  • Lisossomas com ácido hidrólico.
  •  Grânulos.

As plaquetas sanguíneas possuem um papel muito importante na coagulação do sangue. É possível ver as plaquetas em função quando ocorre um traumatismo ou corte de um vaso sanguíneo, havendo saída de sangue para o exterior.

Elas são responsáveis por impedir que ocorra uma perda excessiva de sangue. O processo de coagulação é feito através da aderência da plaqueta sanguínea aos tecidos lesados onde se ligam e acumulam formando um trombo.

Hematologia Clínica em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up