Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame de urina

Exame de urina

Esse exame é usado, entre outras coisas, para detectar hemoglobina (hemoglobinúria) ou hemácias na urina (hematúria). Normalmente, o exame de urina, pode detectar um pequeno número de hemácias na urina. Hematúria ocorre por irritação ou traumatismo do trato urinário. Hemoglobinúria ocorre quando há destruição de hemácias na urina ou destruição de hemácias no sangue (hemólise intravascular). A reação é positiva também quando há excreção de mioglobina na urina (mioglobinúria), que pode ocorrer quando há destruição de tecido muscular.

O que o exame de urina pode dizer sobre seu organismo?

o exame de urina é uma das mais importantes análises do organismo, entre outras coisas, ela avalia a função renal refletindo a capacidade dos túbulos renais de diluir ou concentrar filtrado glomerular. Também, só se consegue uma interpretação segura dos outros testes conhecendo-se a densidade da urina em questão.

Para isso, a urina também deve estar em temperatura ambiente, por tratar-se de reações químicas e enzimáticas, não pode estar contaminada com desinfetantes ou contrastes e a avaliação das fitas deve ser feita em ambientes de boa iluminação. A bilirrubinúria é sempre anormal em gatos, diferentemente do que nos cães. A glicosúria deve ser avaliada com cuidado, pode ser devido a stress do animal na coleta e não patológica, dependendo da variação e anamnese.

Como coletar o material para fazer o exame de urina?

Essas informações são APENAS PARA PACIENTES QUE NÃO USAM SONDA URINÁRIA. Pacientes que usam sonda devem comunicar à recepção do laboratório.

Homens:

Fazer assepsia do pênis (lavar com água e sabão, enxaguar bem e secar) destampar frasco estéril, retrair prepúcio com uma das mãos e com a outra segurar frasco já destampado. Desprezar primeiro jato de urina. Colher a porção média no frasco estéril urinando em jato para que a urina não escorra na região genital. Desprezar restante da micção. Tampar frasco imediatamente. Não é necessário colher grande volume, 10 a 20 ml é ideal.

Mulheres:
1- Ao acordar pela manhã, e antes de urinar:
– Lavar bem os órgãos genitais (parte externa da vagina) com água e sabão, 3 vezes.
– Enxugar com toalha limpa.
2- Começar a urinar, deixando a primeira parte da urina cair no vaso sanitário.
3- Recolher, em seguida, um pouco da urina no frasco fornecido pelo laboratório.
4- A parte final da urina deve cair novamente no vaso sanitário.
5- Fechar bem o frasco e levar imediatamente ao laboratório.
OBS.: Abrir o frasco fornecido pelo laboratório somente no momento de colher a urina, deixando a tampa virada para cima.
Não encher o frasco totalmente.
Seguir todas as instruções fornecidas, caso contrário, poderá necessitar de nova amostra de urina.

Urinálise em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up