Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Hormônios, cuidados e monitoramento

Hormônios, cuidados e monitoramento

Os hormônios são substâncias muito importantes para nosso organismo. Eles são reguladores de muitas coisas do nosso corpo, quando estão em desnível no organismo eles podem causar algumas doenças.

Por isso quando se há a suspeita de desníveis para mais ou para menos deles no corpo, é importante procurar o médico endocrinologista ou um clínico geral, que poderão pedir exames para verificar as taxas de determinado hormônio no sangue. Por isso, preparamos este texto para que você  saber mais como funcionam os hormônios.

O que são os hormônios

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam dentro da corrente sanguínea. O sangue transporta esses hormônios para atuarem em áreas específicas do organismo.

O sistema endócrino, em conjunto com sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo. Só para citar alguns poucos exemplos, sistema endócrino atua no crescimento de tecidos, no equilíbrio hídrico do corpo, na reprodução e no metabolismo de carboidratos. Ele é formado por uma série de glândulas, chamadas de glândulas endócrinas.

Os hormônios e a tireoide

Quando TSH chega na tireoide, ele se liga ao chamado receptor de TSH, presente nas células foliculares. Após ativar esse receptor, as células dos folículos ficam mais ativas, produzindo e secretando mais hormônios tireóideos.

Tanto a falta quanto excesso de hormônios tireoidianos provocam doenças. primeiro caso é conhecido como hipotireoidismo. Nesta disfunção, a baixa concentração de hormônios tireoidianos provoca uma redução do metabolismo, levando a consequências como ganhas de peso, cansaço e disfunções intestinais. É por isso que TSH baixo é encontrado em pacientes com hipertireoidismo, uma condição em que há aumento excessivo da produção de hormônios tireóideos: T3 e T4.

Alterações podem causar diversos problemas, tomemos como exemplo as anomalias ligadas a tiroide, é fácil perceber que a correta avaliação dos resultados da dosagem de TSH laboratorial só pode ser feita por um médico Endocrinologista ou clínico-geral bem capacitado para lidar com tais situações. Sendo assim, é importante que você procure um médico que possa interpretar resultado dos seus exames, antes de qualquer conclusão precipitada.

Alguns tipos de hormônios

Leptina: Quanto mais gordura você tem armazenada, mais leptina suas células de gordura liberam. No entanto, com excesso de leptina sendo lançado no organismo ocorre uma condição chamada de resistência à leptina. Quando isso ocorre, cérebro torna-se insensível ao sinal da leptina e mesmo com níveis altos deste hormônio no corpo, cérebro não consegue controlar nosso apetite de forma eficiente.

Testosterona: A testosterona é um hormônio produzido nos homens pelos testículos e nas mulheres pelos ovários. Uma das funções da testosterona é desenvolver e manter as características masculinas em níveis normais, além disso, é responsável por controlar a excitação sexual, a agressividade e pode acelerar seu metabolismo. É uma peça fundamental na construção muscular e na queima de gordura. Com avanço da idade, nosso organismo diminui a produção de testosterona, sendo uma das principais causas da crise da meia-idade. Como metabolismo fica mais lento, nosso corpo fica mais propenso a armazenar as calorias extras na forma de gordura.

Hormônio do crescimento: No ano de 1956 hormônio do crescimento (GH) foi isolado e no ano seguinte cientistas e pesquisadores demonstraram que as ações do hormônio de crescimento sobre crescimento eram indiretas, mediadas por outro fator que deu origem à posteriormente denominada Teoria da Somatomedina para explicar os mecanismos hormonais do crescimento humano. A falta do GH provoca uma doença denominada hipopituitarismo, e excesso acromegalia.

Exames de alteração hormonal em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up