Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exames laboratoriais

Exames laboratoriais

Um exame laboratorial é um conjunto de exames pedidos pelo médico, realizados num laboratório, e que tem como objetivo confirmar ou ajudar a fazer diagnóstico de alguma doença. São também usados em check-ups de rotina, de forma a verificar as taxas de determinada substancia no organismo, ou mesmo para checar o funcionamento de algum órgão.

No Brasil, pode-se fazer exames laboratoriais ou testes rápidos. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza os testes gratuitamente na rede pública. Porém, na rede pública há uma extrema demora em se marcar os exames e mais ainda para um profissional da saúde pública interpretar os seus resultados.

O que são os exames laboratoriais

Os exames laboratoriais consistem em uma série de exames ou testes indicados pelos médicos, sendo extremamente importantes para diagnosticar ou evitar uma doença. Estesexames também podem ser utilizados para a realização de exames de rotina, chamados popularmente de Check-Up. Os exames laboratoriais possuem diversas funções, tais como:

  • Tratar doenças;
  • Diagnosticar doenças;
  • Acompanhar paciente;
  • Coletar dados epidemiológicos;
  • Prevenir doenças.

Os exames clínicos podem ser executados por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável pela fiscalização e controle dos laboratórios clínicos. O analista clínico tem a função de analisar os fluídos biológicos humanos, sendo que o patologista examina os tecidos através da análise microscópica de cortes histológicos.

Exames laboratoriais em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up