Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Doenças de inverno

Doenças de inverno

O inverno chegou, e com ele também vem o frio. Esperado por alguns e detestado por outros, sem dúvida é uma estação que divide opiniões. Porém, o que não pode se negar é que com as temperaturas mais baixas o cuidado com a saúde tem de ser redobrado.

 Nas regiões sul e sudeste, geralmente, há um real contraste entre as estações climáticas, podendo se sentir na pele as características de cada uma delas, o frio do inverno, o frescor do outono, a brisa da primavera, bem como o calor das épocas de verão.

Isso é muito bom, pois favorece várias áreas da região que são ligadas ao clima, agropecuária e a não existência de longos períodos de estiagem são exemplos disso.

Porém em alguns lugares dessas regiões o contraste climático transcende as estações e essa variação pode ser sentida de um dia para outro ou, em alguns casos, até no mesmo dia. Essa mudança brusca pode ser extremamente perigosa ao organismo, pois pode acarretar em várias doenças de acordo com o que varia no clima.

CURITIBA

 Com certeza Curitiba é uma das Cidades Brasileiras de maior contraste climático, é conhecida por muitos como a capital mais fria do país. Porém, quem mora aqui sabe que não é apenas o frio que impera em terras curitibanas.

A velha expressão “em Curitiba faz as quatros estações em um dia” é conhecida, se não por todos, pela grande maioria dos habitantes da cidade. Realmente isso faz muito sentido, principalmente no outono.

É comum no começo da segunda metade do ano em que, amanhece-se nublado, com sol durante o começo da tarde que é seguido por chuva e, posteriormente, uma noite gelada. Para os moradores isso já é normal, pois estão acostumados, quando alguém de fora se depara com isso, geralmente, fica muito surpreso, pois, geralmente, esperam apenas frio.

Essas mudanças tão repentinas de clima fazem com que o organismo sofra, pois a umidade do ar, a temperatura, entre outros itens, incidem diretamente na defesa natural do nosso organismo. Conforme esses aspectos as derrubam, ficamos mais propícios a nos infectar com alguns vírus e bactérias, tais como gripe e doenças respiratórias.

AS DOENÇAS E O CLIMA

Algumas doenças são mais características a determinadas estações, porém quando se vive em uma cidade com uma variação climática tão grande isso há uma dissipação disso no decorrer de todo o ano.

Tomemos como exemplo a gripe, é uma doença causada por um vírus transmitido via contato pelo ar, realmente é mais comum no inverno, porém, em Curitiba, é uma das principais causas de procura aos médicos durante o ano todo.

Outro exemplo são as doenças de pele. Erroneamente boa parte da população brasileira acredita que as doenças de pele se manifestam mais no verão. Grande engano dos que pensam assim. O frio do inverno aliado a banhos quentes e longos, roupas pesadas e diminuição da exposição ao sol, é responsável pelo surgimento ou agravamento de muitas doenças de pele, entre elas, as dermatites de contato e alérgicas, eritema pérnio, fenômeno de Raynauld, urticária ao frio, dermatite seborréica e psoríase entre outras.

COMO SE PREVENIR

O principal efeito no corpo da mudança climática repentina é a baixa dos agentes responsáveis pela imunidade do organismo. Com isso, buscar manter sua saúde sempre em dia é fundamental para que suas defesas corporais continuem sempre em dia.

 Uma alimentação fundamenta em diversas proteínas, fibras e vitaminas ajudam, e muito, para a manutenção das defesas do organismo. Bem como a pratica de exercícios físicos ajudam no fortalecimento do seu corpo.

Porém, caso contraia-se alguma doença em decorrência das mudanças climáticas, é importante contar com o auxílio médico necessário para tratamento.

Diagnósticos de doenças de inverno em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up