Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Dengue, Chikungunya e Zika

Dengue, Chikungunya e Zika

O Brasil é um país que não possui um clima característico que englobe todo o país, pois fatores como grande extensão territorial, dinâmica nas massas de ar e relevo interferem para que haja pluralidade climática conforme a região do país. Porém, em estações mais quentes, até mesmo os locais mais frios apresentam características tropicais ou subtropicais.

Nesses períodos do ano é comum que aspectos comuns ao calor e umidade ganhem maior destaque. Exemplo disso são as conhecidas “doenças de verão”, elas são mais corriqueiras nessa época, algumas, como exemplo das micoses, não oferecem tanto risco para saúde e vão embora com auxilio médico e alguns cuidados leves, porém algumas são extremamente danosas ao organismo humano, podendo ocasionar vários malefícios ou até mesmo o óbito.

Como exemplo dessas doenças mais graves temos a Dengue, extremamente danosa à saúde humana, é uma patologia transmitida ao homem através do mosquito Aedes Aegypti. E pode causar muito incomodo e, em casos mais graves, levar ao óbito.

AEDES AEGYPTI

Os mosquitos do gênero Aedes são comuns a climas tropicais e subtropicais, eles são vetores de muitas doenças. Em nosso país o inseto desse tipo mais conhecido é o Aedes Aegypti, popularmente também conhecido como mosquito-da-dengue, pois é o principal meio de transmissão do vírus que causa a doença.

Recentemente descobriu-se que além da dengue o Aedes Aegypti também transmite duas outras doenças, a Chicungunya e a Zika. E isso é muito preocupante, pois o combate a esse mosquito é tema de discussões governamentais todo ano, bem como união e conscientização populacional.

DENGUE

Das três doenças que o Aedes Aegypti pode transmitir a Dengue é a mais grave, comparando-a com as duas outras. Ela pode causar profundos danos e intenso mal-estar.

Seus sintomas são conhecidos por debilitar bastante a pessoa infectada, comprometendo sua disposição para os afazeres diários, é comum que a pessoa com dengue apresente manifestação de febre alta, intensas dores musculares em todo o corpo, manchas na pele, dor de cabeça e nos olhos e extrema indisposição. Em casos mais graves, pode causar sérias hemorragias que, por sua vez podem levar a morte.

CHICUNGUNYA E ZIKA

Até muito pouco tempo não se sabia que o Aedes Aegypti também era transmissor dessas duas doenças, elas são relativamente menos graves que a dengue e que raramente causam a morte da pessoa infectada. Porém há uma preocupação maior com a contracepção de zika para as gestantes. Uma vez que, foi comprovada a ligação da doença com casos de microcefalia em bebês que nasceram de uma mãe infectada durante a gravidez.

Os sintomas dessas duas patologias muito se assemelham com os da dengue, o que pode dificultar o diagnostico de ambas as três.

Na chicungunya é comum que se sinta febre e dores corporais, porém as dores são concentradas nas articulações e não nos músculos como no caso da dengue.

No caso da febre zika os sintomas são bem mais leves que as outras duas. Pessoas com essa doença apresentam febre, olhos avermelhados e também coceira pelo corpo, o que pode facilmente confundir um diagnostico dessa doença com uma simples alergia. Porém, como já citado, ela deve ser evitada ao máximo pelas gestantes devido ao risco de microcefalia para o bebê.

O EXAME PCR

Por não existir vacina, a precaução é o melhor remédio, o combate ao mosquito transmissor e suas larvas é a melhor forma de não se contrair essas doenças. Caso já se tenha contraído o vírus que causa alguma delas, o rápido diagnostico é o que garantirá uma maior eficácia no tratamento à doença.

A forma mais eficaz de se diagnosticar essas doenças é o exame PCR, ou exame molecular. Ele pode ser feito em hospitais ou em laboratórios com uma avançada estrutura, sua forma de aplicação é variável de acordo com o local que o realiza.

EXAME PCR EM CURITIBA

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up