Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame papanicolau

NOVOTEMPLATE - Lab Nilson Santos

Depois de uma consulta realizada com um ginecologista ele poderá solicitar a realização do exame Papanicolau. Ao contrário do que muitas mulheres imaginam este exame não dói, mas pode acontecer de ocasionar certo desconforto durante a sua realização, principalmente se a mulher possuir alguma doença nesta região. Este exame poderá durar aproximadamente 5 minutos e tem como objetivo coletar uma raspagem do colo de útero para encaminhar para análise e detectar se existe alguma doença.

O exame ginecológico denominado como Papanicolau é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolau que criou o método no início do século.  A realização deste exame é a principal estratégia para detectar lesões de forma precoce e realizar o diagnóstico da doença em seu estágio inicial, antes mesmo de aparecem os primeiros sintomas.

 

O que é o exame Papanicolau

Conhecido também como citológico do colo uterino deve ser feito de forma periódica e não existe a necessidade de nenhuma preocupação da parte da mulher para realizar este exame. A sua principal utilidade será diagnosticar precocemente algumas doenças que podem ter aproximadamente 100% de chances de cura.

O exame Papanicolau visa realizar o diagnóstico da área vaginal e verificar se existe alguma inflamação que esteja relacionada a uma doença. O mais indicado pelos médicos é que este exame seja realizado todos os anos, especialmente as mulheres que tenham uma vida sexual ativa, para verificar a existência do câncer do colo de útero e também de outras doenças que possam ser detectadas por este exame.

Após a finalização do exame o material coletado será enviado para análise e logo disponibilizar os resultados do teste que podem ser:

  • Classe I ou Dentro dos limites normais: Normal;
  • Classe II ou Alteração celular benigna: Inflamação vaginal;
  • Classe III, NIC 1, 2 ou 3 ou SIL de baixo ou alto grau: leve alteração nas células do colo do útero;
  • Classe IV; NIC 3 ou SIL de alto grau: Início do câncer de colo de útero
  • Classe V: Câncer de colo de útero podendo atingir outras áreas

Quando a paciente retirar o resultado do exame deverá encaminhar para o seu ginecologista para que seja avaliado de uma forma mais assertiva por este profissional da saúde fazendo a correta verificação do resultado e indicado, nos casos de classe 4 ou 5, qual é o tratamento mais eficaz que deverá ser utilizado.

 

Como é realizado o exame Papanicolau

Para realizar este exame o médico deverá seguir alguns passos importantes para que o exame seja realizado com sucesso.

  1. Realizar um exame externo para verificar se existe alguma infecção vaginal.
  2. Introduzir o aparelho que é chamado de espéculo para manter o canal da vagina aberto e conseguir observar o colo do útero
  3. Inserir a espátula ou um cotonete para que seja possível efetuar a raspagem do colo do útero e coletar as células que serão encaminhadas e avaliadas no laboratório

Inicialmente o espéculo será introduzido no canal vaginal, este instrumento pode ser aberto dentro do canal, afastando as paredes laterais para que o médico veja diretamente o colo do útero. Em seguida com a utilização de uma pequena escova ou espátula será recolhido a amostra desta região.

Antes de realizar o exame Papanicolau a mulher deverá ter alguns cuidados de forma especifica nas 48 horas anteriores a realização do exame incluindo a retirada de cremes e medicamentos de utilização vaginal, não utilizar a ducha íntima, não ter contato íntimo ou ter relação sexual e deve ser evitado ainda a realização de outros exames vaginais como por exemplo, a ultrassonografia vaginal e a ressonância magnética pélvica.

Para as mulheres que ainda são virgens o médico deverá utilizar um material diferenciado para que consiga realizar a coleta do material do colo de útero sem afetar na região feminina, no entanto os especialistas afirmam que durante a realização do exame não existe a possibilidade de que o hímen seja rompido.

 

Quais os benefícios de realizar o exame Papanicolau

Quando realizado o exame de forma periódica será proporcionado um diagnóstico eficaz reduzindo o índice de mortalidade pelo câncer de colo de útero.

O exame Papanicolau pode ser realizado também na gravidez de no máximo quatro meses, sem o prejuízo para o bebê, e deve ser realizado principalmente na primeira consulta de pré-natal no caso de a mulher não ter realizado este exame recentemente.

A realização do exame Papanicolau poderá detectar doenças pré-cancerígenas e no caso destas possíveis doenças serem encontradas e descobertas de forma precoce, existe uma grande chance de que o desenvolvimento do câncer seja combatido através de um tratamentos que serão indicados pelo médico especialista.

Quais são as doenças que o exame Papanicolau pode prevenir

A principal doença que pode ser detectada e diagnosticada com a utilização do Papanicolau é o câncer de colo de útero, assim como as suas lesões. No entanto existem outras doenças que podem ser diagnosticadas com a realização deste exame que são:

  • Infecções vaginais
  • Tricomoníase
  • Candidíase
  • Sifilis
  • Gonorreia
  • Condilomatose
  • Clamidia
  • Cancroide

 

Qual a idade que a mulher deve realizar este exame

De forma especial as mulheres que possuam de 25 a 64 anos deverão se submeter a este exame e principalmente aquelas que já tiveram relação sexual, conforme informado pelas Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo de útero.

No entanto não existe uma idade única que seja necessária a realização do Papanicolau uma vez que a doença pode ser diagnosticada a qualquer fase da vida.

Se após 2 anos consecutivos em que a mulher realizou o exame, o seu resultado for normal e inalterado ela poderá realizar o Papanicolau  a cada 3 anos. O único momento em que este exame deverá ser evitado será durante o período menstrual, uma vez que o sangue poderá alterar os resultados do exame.

Exame papanicolau em Curitiba

Está à procura de um laboratório que realize o Papanicolau? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up