Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Biopsia para melanoma

biopsia cancer de pele - Lab Nilson Santos

Quando existir a suspeita de câncer de pele é importante que seja realizado de forma imediata o exame laboratorial para diagnosticar efetivamente a doença ou ainda excluir a suspeita. Pode ser realizada a biópsia para diagnosticar o câncer ou realizar o exame de sangue onde também poderá ser identificada a doença. Dependendo de cada caso o médico poderá solicitar outros exames que irão auxiliar no momento do diagnóstico. Os exames que utilizam a imagem para detectar o câncer, geralmente são utilizados quando a doença se já se espalhou para outros órgãos.  

Antes de solicitar um exame laboratorial para identificar se existe a doença no organismo, é importante que o médico análise o histórico clínico completo do paciente para que seja observado os sintomas e fatores de risco, que podem desencadear no aparecimento da doença. Confira os exames que podem ser solicitados e quais são as possíveis causas do câncer de pele.

 

O que é o melanoma?

Conhecido muitas vezes como câncer de pele o melanoma é um tumor maligno que é originário dos melancócitos, que são as células que produzem o pigmento, podendo ocorrer em algumas partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e também genitais.

Sendo um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgãos conseguindo através disto criar metástases, conseguindo adentrar o cérebro e o coração. Sendo assim é um câncer com grande potencial de letalidade. Os principais fatores de risco para que esta doença seja desencadeada são:

  • Exposição solar demasiada
  • Idade adulta, a partir dos 50 anos.
  • Maior frequência de casos em homens
  • Pessoas com pele, cabelos e olhos claros
  • Antecedentes familiares
  • Histórico pessoal como um câncer ou uma lesão pré-cancerosa
  • Sistema imunológico enfraquecido.

Existem alguns sinais e sintomas que poderão auxiliar uma pessoa no momento de detectar um melanoma, sendo uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou mesmo multicolorida; uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, tornando-se irregular nas bordas podendo aumentar o seu tamanho; e por fim uma mancha ou ferida que não cicatriza, tendo um crescimento contínuo podendo apresentar coceira, crostas, erosão ou até mesmos sangramentos.  Fique atento se alguma dessas manchas por acaso aparecer em seu corpo e procure imediatamente um médico dermatologista.

 

Exame para diagnosticar o melanoma

Durante o exame físico que pode ser realizado para diagnosticar tal doença, o médico irá  observar o tamanho, forma, cor e a textura das lesões que apareceram no corpo da pessoa com o objetivo de verificar qual a sua origem.

No momento em que for necessária a realização de um exame para diagnosticar o melanoma o médico poderá utilizar de alguns recursos para atingir o seu objetivo. Existem exames como a dermatoscopia, microscopia confocacal, exame de sangue e a biópsia que podem ser utilizados para a efetivação do diagnóstico.

 

Biópsia para diagnosticar o melanoma

Através da utilização de um procedimento denominado como biópsia poderá ser realizado o diagnóstico correto da doença.  A biópsia é a remoção de uma pequena quantidade de tecido onde poderão ser utilizadas algumas técnicas especificas para que seja preservado a lesão por completo de modo que a espessura potencial do câncer e a sua margem possam ser examinadas com o devido cuidado, o tecido removido é então enviado para que seja realizado o exame anatomopatológico.

Com a utilização do recurso que é utilizado através da biópsia podem existir diferentes tipos de biópsias que podem ser utilizadas para diagnosticar um câncer de pele, onde a escolha irá depender do tamanho da área que foi afetada pela doença, assim como o a sua localização no corpo o indivíduo. Para realizar este procedimento de forma correta, geralmente é utilizado um anestésico local que é injetado na região da lesão coma utilização de uma agulha fina, ode o paciente poderá sentir apenas uma picada e certo ardor quando o medicamento for injetado, no entanto durante o procedimento não deverá sentir dor alguma.

Uma das variações de biópsias que são utilizadas é a biópsia por Shaving, onde o médico também irá utilizar a anestesia para realizar o procedimento e em seguida será raspado as camadas superiores da pele com uma lâmina cirúrgica.  Este método pode ser útil no diagnóstico de vários tipos de doenças da pele quando o risco de melanoma for baixo.

Todo o tecido que for coletado para a realização da biópsia deverá ser enviado para uma avaliação histpológica, onde através deste exame será detectado alguns fatores importantes além do diagnóstico efetivo. Com a realização deste exame será informado o tecido que realmente é canceroso, qual o tipo de câncer de pele que foi desenvolvido, qual o grau de malignidade e outras informações que são importantes e poderão auxiliar até mesmo para verificar qual o melhor tratamento que será o mais indicado para cada caso.

 

Exame de sangue para diagnosticar o melanoma

Além da biópsia existem alguns exames de sangue q podem ser utilizados com o objetivo de diagnosticar o melanoma. Mesmo que utilizados em menor frequência existem ainda hoje, um grande número de médicos que optam por solicitar o exame se sangue para poder diagnosticar a doença.

Uma vez que o LDH presente no sangue poderá ter uma variação elevada o exame de sangue após a disseminação da doença. Este exame laboratorial pode auxiliar no diagnóstico da doença, medindo o LDH antes do início de qualquer tratamento.

 

Quando deve ser realizado o exame para diagnosticar o melanoma

O diagnóstico realizado de forma precoce, na fase inicial do câncer poderá aumentar a chance de cura, pois uma vez que o melanoma poderá ser detectado a olho nu um diagnóstico inicial pode ser realizado em casa, de forma simplificada através da inspeção visual. No momento em que o médico auxiliar no diangnóstico do melanoma ele irpa observar quais são as manchas que pareceram, qual a sua causa, se apresentam algum tipo de sintoma, ou seja, irá colher informações para detectar se esta mancha pode ser um melanoma, ou seria apenas uma mancha de pele que pode aparecer ao longo dos anos.

Antes de realizar qualquer que seja o procedimento é importante que um dermatologista de confiança seja contatado, para verificar a necessidade da realização de um exame, após a verificação o médico deverá indicar qual o exame correto que poderá ser utilizado para diagnosticar a doença.  No entanto existem alguns grupos de pessoas que podem ser mais propensas à solicitação de um determinado exame, onde podem ser elencados grupos como:

  • Pessoas com muitas pintas ou manchas de pele
  • Pessoas com a pele muito branca, olhos claros e ruivos
  • Pessoas que tiveram grandes exposições ao sol durante os longos anos de vida
  • Histórico familiar ou pessoal de câncer de pele
  • Pessoas com lesões de pele que sejam suspeitas
  • Pintas ou manchas de nascença principalmente aquelas que possuam um tamanho maior.
  • Alterações de pele mais raras como a síndrome do nevo displásico e o xeroderma pigmentoso.

Esses são alguns dos indícios que podem levar uma pessoa a se consultar com um dermatologista e logo ser indicada para um laboratório de exames com o objetivo de realizar alguns procedimentos que possam diagnosticar o melanoma.

É de grande importância que uma pessoa tenha a devida atenção e conheça o seu corpo, a partir do momento que uma pessoa se conhece ela consegue detectar algumas manchas diferentes que podem aparecer em seu corpo, e este fator irá auxiliar até mesmo para um diagnóstico precoce da doença. Todas as pessoas possuem pequenas pintas ou manchas em seu corpo, sendo assim é necessário acompanhar o crescimento desta mancha e dar a devida atenção para que ela não cresça demasiadamente e se torne um câncer.

 

Exames laboratoriais em Curitiba

Está à procura de um laboratório que realize o Hemograma Completo? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up