Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Doenças de inverno

template-17-06

Com a chegada do inverno, algumas doenças costumam aparecer com mais frequência devido às baixas temperaturas. Um dos motivos que mais influenciam a manifestação destas patologias está relacionado à fragilidade do sistema imunológico.

O frio somado as baixas umidades formam a combinação perfeita para destruir as células de defesa do organismo devido à concentração de poluentes no ar.

Em sua grande maioria, estas irregularidades estão ligadas ao sistema respiratório, e tendem a apresentar quadros instáveis, assim como as famosas gripes e resfriados.

Nesta época do ano, diversos fatores contribuem para a ocorrência das doenças respiratórias assim como os ambientes fechados, locais poucos ventilados e índice de umidade instável.

Além de ser a estação mais fria do ano, é preciso criar uma rotina baseada em exercícios físicos e alimentação balanceada, pois assim, o organismo conseguirá se manter protegido e imune a ação dos vírus e bactérias que circulam com frequência nesta época do ano.

 

Porque as doenças de inverno estão relacionadas ao sistema imunológico?

shutterstock_106870760

Fonte: fhits

O sistema imunológico é o responsável pela proteção do organismo contra agentes externos que possam influenciar negativamente a saúde de cada indivíduo.

Além de ser um sistema de estruturas e processos biológicos, o sistema imunitário possui a função de detectar qualquer irregularidade ou anomalia que queira se instalar no organismo, assim como os vírus e bactérias.

Quando os agentes patogênicos tentam se infiltrar no corpo humano, os agentes responsáveis pela defesa do organismo tendem a neutralizar a ação destes invasores, a fim de criar uma barreira externa.

Estas barreiras são caracterizadas pelo conjunto de células físicas e bioquímicas que irão fazer com que os micro-organismos não consigam agir diante do organismo.

Pessoas que possuem uma rotina saudável de alimentação tendem a apresentar uma saúde reforçada, e dificilmente são pegos desprevenidos por algum tipo de doença.

O sistema imunológico funciona a base dos nutrientes, vitaminas e proteínas presentes no organismo, ou seja, quando há deficiência destes componentes, a imunidade tende a baixar, resultando em um  organismo desprotegido.

A reação de proteção ocorre através da defesa estratificada, na qual os processos biológicos bloqueiam o ataque dos agentes patogênicos.

Quanto mais o organismo for atacado, maiores serão as chances de o corpo memorizar a ação destes invasores, fazendo com que o sistema imunológico consiga apresentar sinais cada vez mais rápidos e eficazes.

Neste caso, a resposta está relacionada à imunidade adaptativa, pois com o tempo ela estará mais focada neste agente específico. Uma das moléculas mais importante que compõem a barreira imunológica são os antígenos, além de serem responsáveis pela ligação com os agentes invasores, são eles que realizam o bloqueio do organismo.

 

Como prevenir as doenças de inverno?

590580-Adotar-o-hábito-de-lavar-as-mãos-é-muito-importante.-Foto-divulgação

Fonte: inib

As doenças de inverno costumam ser contagiosas, e muitas vezes as pessoas que possuem estas patologias apresentam uma saúde incrível, porém, entraram em contato com alguma pessoa infectada e acabaram adquirindo a doença.

Para evitar este tipo de incidente, algumas medidas básicas devem ser adotadas com frequência nesta estação do ano para prevenir as doenças de inverno, sendo elas:

  • Manter o ambiente ventilado;
  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Ingerir bastante líquido;
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir;
  • Evitar acúmulo de pessoas em um único ambiente;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Evitar acúmulo de pó e sujeira no ambiente;
  • Trocar a roupa de cama frequentemente;
  • Fazer exercícios físicos;
  • Manter uma alimentação balanceada;
  • Evitar o contato com fumantes;
  • Tomar a vacina anual para combater os agentes patológicos;
  • Utilizar álcool para esterilizar as mãos;

 

Quais as doenças de inverno mais comuns?

esps-rinite-higiene-da-casa

Fonte: einstein

Geralmente as doenças de inverno mais comuns costumam se manifestar da seguinte forma:

  • Alergias: Geralmente é desenvolvida através de alguma substância específica que o organismo identificou como corpo estranho. Quando ocorre esta incompatibilidade, o sistema respiratório tenta expelir este elemento através de espirros e tosses.
  • Sinusite: Caracterizada como um tipo de inflamação, a sinusite atinge toda a área facial e apresenta diversos sintomas como náuseas, nariz congestionado e mal estar.
  • Asma: Apresenta forte incidência no público infantil. A asma é a doença respiratória responsável pelo bloqueio da passagem do ar até os pulmões, podendo ser causada tanto por reações alérgicas, como infecções das vias respiratórias.
  • Rinite: Os agentes ambientais são os principais contribuintes para o aparecimento da rinite. O fato desta patologia está ligado à inflamação da mucosa faz com que haja fortes finais de irritação da região nasal.
  • Faringite: Localizada entre as amígdalas e a laringe, a faringite é caracterizada como a inflamação da faringe devido à instalação de alguma bactéria ou vírus.
  • Bronquite aguda/ crônica/ enfisema: Os sintomas expressos pela bronquite tendem a variar conforme o estágio que esta doença apresentar. Podendo ser identificada como bronquite aguda ou crônica, a origem desta patologia está relacionada à inflamação dos brônquios e dificuldade da passagem do ar.
  • Resfriado: Confundido facilmente com a gripe, o resfriado se diferencia pelo fato dos sintomas aparecerem de forma mais superficial e leve, apresentando tosses, dores musculares, dores na região da garganta, secreção nasal, dor de cabeça, etc. Apesar de sempre vários sintomas, não são tão intensos quanto à gripe.
  • Gripe: Causada geralmente por vírus, a gripe é altamente contagiosa e possui um ciclo de maturação que pode variar conforme a imunidade da pessoa afetada. Seus sintomas costumam estar relacionados a febre alta, coriza, entupimento das vias aéreas, dentre outros.
  • Pneumonia: É uma infecção aguda dos pulmões e pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. Sendo uma das principais doenças que apresentam índice de mortalidade, seus sintomas estão ligados ao acúmulo de pus na região dos alvéolos pulmonares, tosse com catarro, febre alta, etc.
  • Amidalite: As amídalas funcionam como um filtro na nossa garganta, e quando elas apresentam quadros de inflamações significa que alguma bactéria ou vírus tentou se instalar no organismo através da corrente respiratória. Seus sintomas aparecem através de dores na região da garganta, febre, inchaço no pescoço, dentre outros.
  • Otite: Também conhecida como a famosa dor no ouvido, a otite ocorre através de uma infecção bacteriana na região do ouvido médio presente entre o tímpano e o ouvido interno.

Com o sistema imunológico debilitado, o organismo abre várias vertentes para a instalação de vírus e bactérias, e devido a isto, estas doenças se manifestam com mais intensidade.

 

Como tratar as doenças de inverno?

facealcoolgel

Fonte: noslen

Cada doença de inverno possui uma profilaxia específica, e para saber quais medidas devem ser tomadas, é preciso diagnosticar a patologia antes de realizar qualquer procedimento.

Adotar medidas básicas de higiene pessoal é um bom começo para prevenir estas doenças, pois como a maioria possui caráter contagioso, manter as mãos sempre limpas e esterilizadas com álcool pode ser um meio de proteger o organismo contra a ação destes agentes invasores.

Para manter este problema sob controle, o ideal é manter o ambiente de trabalho de residencial sempre limpo para eliminar ácaros e o acúmulo de sujeira, pó e qualquer outro tipo de resíduo, assim, o sistema respiratório tende a não apresentar nenhum tipo de reação alérgica.

Quando o clima apresentar certa instabilidade de temperatura, evite andar sem blusa, carregue ao menos uma blusa na bolsa pois esses choques térmicos que as pessoas costumam tomar no decorrer do dia são um dos fatores que mais contribuem para o desiquilíbrio imunológico.

Na hora de dormir, se agasalhe bem para não tomar friagem, este grande vilão é um dos principais fatores que desencadeiam as gripes e resfriados.

 

 

 

 

 

Scroll Up