Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Acanthamoeba

nilsonsantos - acanthamoeba

 

É um organismo comum na natureza. A acanthamoeba ocorre em pacientes imunossuprimidos, estando normalmente associada ao uso de piscinas, rios, lagos.

As espécies responsáveis pela infecção ocular incluem a Acanthamoeba polyploza, a Acanthamoeba castellani, a Acanthamoeba hatchetti e a Acanthamoeba culbertsoni. Elas fazem seu caminho para o olho humano através da água – piscinas, banheiras com água quente, água de torneira, água de esgoto, água de avião ou mesmo lagos. Essa infecção pode levar à ceratite, ou seja, inflamação da córnea, que pode ser muito dolorosa, de difícil tratamento e eventualmente causar cegueira.

Através de pesquisas foi percebido que a maioria dos indivíduos que pegam essa infecção são usuários de lente de contato, mas com cuidados simples de higiene essa infecção pode ser evitada.

 

Sintomas

A infecção é na maior parte dos casos unilateral, com o paciente queixando-se de fotofobia, lacrimejamento, visão turva, sensibilidade à luz, inchaço da pálpebra superior e dor importante. Não há predileção de sexo, sendo mais encontrada em adultos jovens por serem estes mais frequentemente usuários de lente de contato. A dor é classicamente descrita como desproporcional aos achados biomicroscópicos (particularmente na fase precoce), apesar de não estar presente em todos os casos.

Os achados biomicroscópicos na fase precoce da infecção são erosões epiteliais pequenas, edema microcístico envolvendo o epitélio corneal, conferindo a este um aspecto grosseiro em regiões esparsas, e nem sempre se detectam áreas desepitelizadas com o corante fluoresceína no início do quadro.

 

Tratamento e prevenção

lente

 

Para o tratamento, usa-se um tipo de colírio que deve ser pingado a cada 20 minutos todos os dias. Além disso, a pessoa deve permanecer até três semanas no hospital. Nos casos mais graves, recomenda-se o transplante de córnea.

A associação entre lentes de contato gelatinosas e infecção corneal bacteriana exige que oftalmologistas estejam sempre alertas e orientem os pacientes quanto à gravidade do quadro, já que normalmente higiene e conservação precária estão relacionadas ao problema.

O correto uso, limpeza, manuseio e armazenamento das lentes de contato são as principais medidas para se evitar a ceratite por Acanthamoeba. O uso de solução salina de diluição caseira deve ser proscrito.

O armazenamento das lentes de contato deve ser feito em recipiente contendo soluções com preservativos (multiuso) disponíveis comercialmente e não em solução salina.

O método de desinfecção mais eficaz é o térmico com eficácia de 100%. Os processos de desinfecção químicos (timerosal, EDTA, Clorexidine, PHMB ou cloreto de benzalcônio) dependem de exposição da lente de contato à solução por no mínimo 4 horas. Soluções contendo peróxido de hidrogênio eliminam cistos e trofozoítos com 2 horas de exposição. A eficácia destas soluções é maior se associada à limpeza mecânica por fricção com os dedos, quando comparada somente à imersão na solução. O uso de solução de salicilato de sódio mostrou-se, in vitro, eficaz na redução da adesão de Acanthamoeba a lente de contato gelatinosa, podendo assim aumentar a eficácia de novas soluções de limpeza.

 

EXAME DE ACANTHAMOEBA EM CURITIBA

Está à procura de um laboratório que realize o Exame de Acanthamoeba? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up