Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Para que serve o exame de bacterioscopia?

Para que serve o exame de bacterioscopia?

O exame bacterioscópico é feito para detectar as bactérias presentes no sistema urinário, como fungos e vírus, tais como estreptococos, estafilococos, enterococos, entre outros.

O que é o exame bacterioscópico

Este é um exame realizado por meio de microscópio (Coloração de Gram) para diagnosticar rapidamente a presença de algumas infecções, antes mesmo do crescimento das bactérias, ou que elas se proliferem pela região genital.

O exame detecta doenças como: candidíase, gonorreia e outras doenças e alterações no sistema reprodutivo da mulher, independentemente do grau da doença e da alteração hormonal. O exame bacterioscópico pode ser usado para identificar sinais sugestivos do início de um processo infeccioso como leucospermia, diminuição de frutose, ácido cítrico e aumento do PH.

Tipos de Exames Bacterioscópicos

O método mais popular é a coleta de uma certa quantidade do material da vagina. Porém, existem outras maneiras de coletar o material.

Urina 1º jato

Deve ser coletado o primeiro jato de urina do dia. Esse procedimento é escolhido quando não é possível efetuar a secreção uretral. O exame serve para identificar, diagnosticar e que o médico encontre o tratamento correto para de uretrites.

Amígadata

Tem como principal objetivo a avaliação da flora bacteriana, utilizando como método de verificação a microscopia com a coloração do gram.

Esperma

Para a coleta do esperma, não é necessário a ausência sexual. O diagnóstico ocorre através da coleta do material em ase frasco estéril, ocorrendo antes do encontro com a uretra, que é o local onde ocorre a união com germes colonizantes da flora normal.

Prostática

Para a realização deste exame é feito a coleta de secreção prostática, como objetivo de analisar a existência de fungos, fazendo ao final o relato do número de leucócitos por campo.

Vários materiais

Com a utilização da microscopia (coloração de gram) é realizada a avaliação da flora bacteriana procurando a existência de bactérias nocivas ou outras.

Dicas para a realização do exame bacterioscópico

  • A paciente não deve fazer a higiene genital antes da coleta do material;
  • No caso de coleta uretral ou vulvar deve ser realizado de preferencia na parte da manhã e sem urinar, ou estar ao menos quatro horas sem urinar;
  • Evitar a utilização de desinfetantes ou medicações tópicas, aguardando 48 horas após o término do medicamento para realizar o exame;
  • No dia da coleta deve ser evitada a realização do banho e higiene íntima, assim como a relação sexual nas 24 horas que antecederem ao exame.
  • Pode ser colhida no período da tarde, desde que a paciente não tenha feito a higiene genital há pelo menos 2 horas;
  • Não realizar qualquer exame ginecológico que necessite utilizar iodo ou ácido acético nas últimas 24 horas.
  • Marcar o exame para um período longe do período de menstruação.
  • Para a realização masculina do exame é importante que o paciente saiba que a coleta será realizada apenas nas dependências do laboratório.
  • A coleta do material é realizada com alça descartável ou SWAB estéril e, posteriormente, é feito um “esfregaço” na lâmina;
  • O esfregaço deve ser preparado em movimento espiral leve, de dentro para fora, não passando o SWAB duas vezes no mesmo local da lâmina. Após isso, o profissional deixar o material secar em temperatura ambiente e acondicionar em porta lâminas identificado.

Exames Bacterioscopia em Curitiba

Conheça os exames realizados pelo Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up