Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Teste de gravidez

 gravidez 2

Qual exame é mais eficiente?

O atraso menstrual, em mulheres com ciclos regulares, é um dos primeiros sinais de suspeita de gestação. Porém, existem outros sintomas que aumentam, ainda mais, as suspeitas de gravidez, eles são:

  • Dores nas mamas;
  • Escurecimento da aréola;
  • Inchaço;
  • Sonolência;
  • Alteração de humor.

O diagnóstico de gravidez é um momento muito importante e especial para todas as mulheres, por isso deve ser escolhido o método mais apropriado para ela. Existem três formas de identificar se a mulher está gravida, tais como:

  • Exame de sangue Beta-hCG;
  • Teste de farmácia;
  • Ultrassom transvaginal.

O teste de farmácia é, sem dúvidas, o mais fácil e econômico. Este exame é feito através da coleta de urina e em, aproximadamente, cinco minutos ele mostra o resultado, podendo ser positivo ou negativo. A partir do primeiro dia de atraso já pode ser realizado. Hoje em dia, o exame de farmácia está sendo cada vez mais utilizado pelas mulheres, pois é um método simples e rápido.

O exame de ultrassom transvaginal, geralmente, é solicitado por um médico especializado na área, e pode detectar a gravidez a partir da 5ª semana de evolução. Ele é capaz de detectar, com precisão, uma gravidez que esteja acontecendo fora do útero.

O exame de sangue Beta-hCG é o mais apropriado e indicado, porém o custo para ser realizado é maior. A sigla Beta-hCG é usada para representar o hormônio gonadotrofina coriônica humana, cuja dosagem sanguínea é exclusivamente utilizada como teste de gravidez. O Beta-hCG pode ser obtido de duas formas:

  • Exame de urina;
  • Exame de sangue.

O que é exame Beta- hCG?

O exame Beta- hCG é usado, geralmente, para verificar se a mulher está gravida. O teste é realizado com base na taxa de hormônios HCG presentes no sangue, que aumenta nas mulheres grávidas. O exame consegue detectar a gravidez a partir da primeira semana de gestação. Na maioria das vezes, o diagnóstico é entregue após 24 horas de ter realizado o teste, podendo variar de laboratório para laboratório. É importante ressaltar que o exame de sangue HCG chega a 100% de precisão, fazendo com que ele seja o método mais apropriado e eficiente.

No caso do exame qualitativo, o resultado pode ser positivo ou negativo, independente do valor. No Laboratório Nilson Santos, o teste de gravidez qualitativo fica pronto em apenas uma hora após a coleta. Já o Beta- hCG quantitativo costuma ser mais eficiente, pois mostra o valor exato do exame. Existem três formas diferentes de medir o resultado do teste quantitativo, elas são:

  • Valores entre 0 a 25 são considerados negativos;
  • Valores entre 25 e 100 são considerados positivos ou intermediários;
  • Valores acima de 100 são considerados positivos. .

Se o resultado for intermediário, o ideal é que seja realizado novamente após uma ou duas semanas. Lembrando que o diagnóstico de gravidez só pode ser feito a partir do segundo dia de atraso menstrual e na gravidez normal a concentração dobra a cada dois dias, correspondendo a segunda e quinta semana de evolução.

Beta-hCG falso negativo e falso positivo

Muitas vezes as mulheres ficam ansiosas para saber se estão ou não grávidas, e acabam fazendo o teste de gravidez precocemente. Sendo a principal causa de BhCG falso negativo, o recomendado é esperar, no mínimo, uma semana. Realizar o exame imediatamente pode não ser eficaz, pois o embrião ainda não se implantou no útero. Os exames mais atuais e modernos conseguem detectar elevação do BhCG com apenas um dia de atraso menstrual. A quantidade de BhCG na urina é menor que no sangue, por isso o risco de falso negativo é maior.

Os casos de falso positivo são estranhos e pouco comuns, porém existem algumas situações que podem levar a um resultado falso positivo, mas são poucos e difíceis de acontecer, elas são:

  • Casos de morte fetal, que acontecem logo após a implantação do embrião no útero;
  • Casos em que a mulher faz tratamento para engravidar.

Fontes:

Teste de Gravidez de Laboratório em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up