Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Plaquetograma

palquetograma

 

Plaquetograma, ou Trombograma, é o exame de contagem de plaquetas/trombócitos no sangue. As plaquetas, ou trombócitos, são um dos elementos que fazem parte do sangue e têm um papel muito importante no processo de coagulação. Assim, a alteração dos níveis pode ter consequências graves na nossa saúde.

Quais as consequências de estar com o nível de plaqueta alterado?

nivel plaqueta

 

A principal função da plaqueta é manter a integridade vascular, prevenir e agir no processo da hemorragia.

Peça ao seu médico para fazer um exame de sangue e que nele contenha os níveis de plaqueta, isso incluirá o Plaquetócrito (PCT), Amplitude de Distribuição de Plaquetas (PDW) e o Volume Plaquetário Médio (VPM). Estes parâmetros são importantes e úteis no diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas e outros quadros clínicos usuais na prática médica. E o VPM é que tem recebido maior atenção. Este representa a média dos volumes de todas as plaquetas contadas e avaliadas volumetricamente em um número de 10.000 células. Em uma pessoa adulta normal, o nível em cada gota de sangue deve ser entre 15.000 e 450.000 plaquetas.

As consequências de um nível alterado de plaquetas podem ser:

– Quando o nível de plaquetas está reduzido, isso pode levar a uma hemorragia interna, pois o processo de coagulação é afetado. Doenças como: dengue, anemia aplásica ou trombocitopenia, entre outras, e tratamentos como a quimioterapia, afetam a contagem de plaquetas, diminuindo a sua presença.

– Quando está mais elevado, pode acontecer o contrário: formação de coágulos, que podem desencadear uma trombose, um enfarte ou um AVC. Doenças como a trombocitose ou a síndrome da plaqueta cinzenta afetam a contagem de plaquetas, aumentando a sua presença.

Existem duas metodologias para fazer a contagem das plaquetas, a direta e indireta. No modo direto a amostra a ser examinada é diluída apropriadamente e a contagem é realizada em câmara conta-glóbulos ou em aparelho eletrônico. No modo indireto as plaquetas são contadas em uma extensão sanguínea e posteriormente relacionadas com o número de eritrócitos por mm³ de sangue.

 

EXAME DE PLAQUETOGRAMA EM CURITIBA

Está à procura de um laboratório que realize o Exame de Plaquetograma? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up