Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Onde fazer o exame toxicológico do Detran-PR?

Onde fazer o exame toxicológico do Detran-PR?

O exame toxicológico de larga janela de detecção se tornou obrigatório, segundo a Lei 13.103/2015 para a habilitação e renovação das categorias C, D e E. O exame detecta o uso de maconha, cocaína, crack, anfetaminas (rebites) ecstasy e opiáceos (remédios para dor) nos últimos 90 dias. Mas é preciso saber quais laboratórios estão credenciados para realizá-lo.

Como funciona o exame toxicológico

O exame é realizado a partir de uma amostra pequena amostra de cabelo (em que o cabelo é cortado rente ao couro cabeludo, sendo indolor e não deixa marcas), pelo ou unhas a ser coletada em um laboratório clínico credenciado pelo DENATRAN.

Não há necessidade de nenhum procedimento especial para o dia da coleta. A coleta é rápida. Já o resultado leva de 8 a 10 a dias e assim que estiver pronto, será inserido automaticamente no RENACH para que o candidato dê prosseguimento em sua habilitação ou renovação.

Sobre o laudo médico e resultado

O laudo contendo o resultado do exame deve ser apresentado para o médico credenciado pelo DETRAN no momento do exame de aptidão física e mental. Caso não seja apresentado, o condutor receberá o resultado de inapto temporário, devendo recolher nova taxa de exame até obter o laudo e passar novamente pela avaliação do médico credenciado.

Procedimento desde coleta até a aprovação do candidato

  • O candidato deve se dirigir até a clínica credenciada;
  • Realizar o pagamento do exame à Psychemedics diretamente na rede bancária (Após a compensação, a clínica recebe pagamento de seus honorários);
  • Qualquer funcionário da clínica de medicina de tráfego, treinado pela Psychemedics pode fazer a coleta do material (cabelos, pelos ou, em casos especiais, unhas) sob condições de custódia;
  • A Psychemedics Brasil analisa as amostras e envia o resultado para o doador que deve apresentar ou compartilhar online com o médico examinador;
  • O médico examinador é quem decidirá se o proponente é apto ou inapto levando, em conta também outros fatores;

No caso do proponente ser considerado inapto temporário, é facultado ao candidato realizar novo exame toxicológico de larga janela de detecção, decorridos 90 (noventa) dias da data da realização do exame médico, o qual, se apontar resultado negativo, permitirá que o candidato seja considerado apto.

Exame Toxicológico Detran em Curitiba

Somos Parceiros autorizados da Psychemedics Brasil e realizamos o exame toxicológico de larga janela de detecção em Curitiba. Não é necessário nenhum preparo e também não é preciso agendamento.

O atendimento é feito por ordem de chegada de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h30 às 10h30.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up