Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Importância da Medicina Ocupacional

medicina ocupacional 2

O que é medicina ocupacional?

A medicina ocupacional teve origem entre o século XIX e XX, com o avanço do capitalismo e dos Direitos Humanos que exigiam melhores condições de trabalho. É o ramo da medicina que estuda a relação entre a saúde dos trabalhadores e o seu meio de trabalho. As principais funções da medicina ocupacional são a conservação da salubridade, cuidados especiais com a higiene no ambiente de trabalho, e acompanhamento constante da condição física e mental dos funcionários de uma determinada empresa. Os profissionais responsáveis por avaliar e cuidar da saúde ocupacional são:

  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Auxiliares em enfermagem;
  • Técnicos em enfermagem.

Estes profissionais são extremamente importantes em uma empresa, pois ajudam a prevenir e tratar acidentes e problemas causados pelas tarefas que executam no local de trabalho. Eles precisam ter uma excelente formação em clinica médica e domínio de todas as ferramentas e conceitos de saúde pública, para poder exercer a profissão com qualidade e eficiência.

A medicina ocupacional é um direito garantido pela lei nº 6.514 de 1977, que responsabiliza empresas, funcionários e colaboradores pela segurança com a saúde no ambiente de trabalho. Algumas empresas oferecem exames de rotina para seus funcionários, onde são verificadas as condições gerais de saúde.

Lesão por esforço repetitivo

A lesão por esforço repetitivo ou LER, é causada pelo desempenho repetitivo e contínuo de uma determinada atividade. Existem várias atividades que aumentam as chances da doença, algumas delas são tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê, e digitar por muito tempo no computador ou celular.

Muitas vezes as pessoas estão com a doença e não percebem, pois ela se instala lentamente no organismo humano e passa despercebida ao longo de toda uma vida de trabalho. Alguns dos principais fatores de risco são:

  • Movimentos repetitivos;
  • Tracionamentos;
  • Postura incorreta;
  • Içamento de pesos.

Existem algumas medidas preventivas que ajudam a evitar ou controlar a doença, entre elas, a cada 25 minutos de trabalho de digitação deve ser feito um descanso de cinco minutos, a cada hora de digitação a pessoa deve sair da cadeira para movimentar-se, procure manter as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão, não utilize apoio de pulso durante a digitação, o monitor do computador deve estar a uma altura mínima de 50 e máxima de 70 centímetros, entre outras tantas formas de prevenir a LER.

Vantagens da medicina ocupacional

A medicina ocupacional proporciona inúmeras vantagens, tanto para o empregador quanto para o empregado. Pois, o trabalhador tem acesso garantido a um serviço de saúde, que tem como principal objetivo, garantir seu bem-estar físico e mental. A medicina do trabalho costuma ser mais rápida e eficiente se comparada a um serviço externo, além de oferecer maior qualidade na hora do atendimento.

A presença de um médico no ambiente de trabalho ajuda a melhorar o desempenho dos profissionais durante a jornada de trabalho. Ele também oferece respaldo legal para o empregador, pois certifica a capacidade física e mental do trabalhador de realizar as funções do serviço.

Exames laboratoriais

O conjunto de exames laboratoriais pedidos pelo médico ocupacional pode variar de acordo com os riscos a que o trabalhador está exposto. Alguns exames servem para avaliar o grau de exposição a determinado produto químico, sem necessariamente diagnosticar uma doença. Entre os testes mais solicitados pelos médicos estão:

  • Exame de sangue;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes.

Fontes::

Medicina Ocupacional em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up