Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

A importância de hidratar o organismo

hidratarorganismoTodos sabem como a hidratação corporal é importante para o bom funcionamento do organismo humano, porém muitas vezes somos relapsos quanto a isso. A rotina cotidiana, as cobranças do trabalho, a falta de tempo para tudo são alguns fatores que muitas vezes interferem, e muito, no consumo de líquidos.

Todo organismo vivo é composto por um alto percentual de água. No caso do ser humano essa quantidade é de 70%, é importante que se mantenha essa taxa sempre estável através da hidratação corporal contínua.

Um corpo desidratado gera graves danos ao organismo, inclusive podendo, em casos extremos, levar a morte. A água é o principal meio para que se hidrate o corpo, nela encontram-se sais e minerais que hidratam o organismo, dissolvendo inúmeras substancias que possam nos causar algum dano.

A água também tem a função de transportar nutrientes dentro do corpo e isso é vital para a saúde humana, uma vez que sem essa constante circulação de nutrientes a estrutura corporal começa a falhar e se deteriorar de dentro para fora.

A desidratação

A desidratação é quando o corpo tem uma quantidade água menor do que deveria ter. Isso se dá a falta de ingestão de líquidos, fazendo com que o organismo sofra graves danos tais como, febre, enjoo, delírios e até mesmo a morte quando em casos de exposição prolongada a situação de falta de água.

É importante para prevenir a desidratação andar sempre com uma garrafa de água, evitar exposição prolongada ao sol em dias mais quentes, fugir da prática de exercícios físicos ao ar livre com temperaturas muito altas.

Deve-se, imediatamente, ingerir água ao primeiro de sinal de sede, pois isso já é um grave sinal de desidratação. Adiar a ingestão de líquido vai agravar cada vez mais esse quadro levando o organismo a uma falta de água cada vez maior.

Como se hidratar

Conforme as temperaturas aumentam com a chegada das estações mais quentes, a preocupação com a hidratação corporal também deve ter a atenção redobrada. Com altas temperaturas o corpo desidrata com muito mais facilidade, com isso a necessidade de estar em constante hidratação se mostra ainda maior.

A quantidade de água a se ingerir diariamente é variável de acordo com cada organismo, porém estipulasse uma base média, para um ser humano adulto, para que se tome cerca de um copo com 200 ml de água por hora que se está acordado, independentemente se há ou não sede. É interessante manter essa hidratação contínua, evitando beber grandes quantidades de água de uma vez só, pois essa quantidade de hora em hora permite que o organismo funcione de forma fluida e ingerindo muito liquido de uma vez pode trazer danos ao funcionamento das funções do corpo.

A hidratação do corpo não precisa ser necessariamente feita apenas com água, existem outros líquidos que podem auxiliar a água nesse processo, eles podem ser ingeridos como percentual da quantidade de água indicada diariamente. Tem-se uma vasta variedade de opções para quem necessita se hidratar, entre as opções encontram-se: água de côco, sucos naturais, chás entre outras. Muita coisa é válida, algumas bebidas possuem elevado percentual de sais e nutrientes que fazem muito bem ao organismo, porém o que deve se evitar é bebidas com elevado teor de sódio e açúcar, assim como os refrigerantes.

Quando se passa por um quadro mais grave de desidratação, é importante procurar um médico, pois mesmo que o quadro já tenha passado o organismo pode ter ficado com algum tipo de sequela que pode vir a se manifestar. Logo, fazer exames e análises clínicas serão necessários.

Diagnósticos em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up