Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Hemograma completo

hemograma1

Ao contrário do que muitos pensam, o hemograma não é sinônimo de exame de sangue. Enquanto no exame de sangue o médico irá avaliar separadamente algumas substâncias como proteínas, anticorpos e afins. No hemograma, a informação de interesse é sobre as células do sangue, como leucócitos, hemácias e plaquetas. Sendo assim, um hemograma não possui dados relevantes sobre nível de colesterol, glicose, etc.

Como funciona um hemograma completo?

Fonte: pfm

Fonte: pfm

A análise do hemograma completo pode ser dividida em duas fases, a série vermelha e a série branca, e em cada uma delas é analisado um grupo de componentes.

  • Série vermelha ou Eritograma.

Nessa série, são analisados os glóbulos vermelhos do sangue, isto é, as hemácias. É nessa análise, por exemplo, que o médico poderá detectar se o paciente está ou não com anemia. Sendo assim, nessa fase, o que importa é o número de hemácias e a concentração de hemoglobina.

  • Série branca ou Leucograma.

Essa segunda parte do hemograma completo, a avaliação é dos glóbulos brancos, no caso, os leucócitos. Nessa fase é feita também a diferenciação celular. São esses glóbulos brancos que agem como células de defesa do nosso corpo. Quando o número dessas células é grande, pode significar uma inflamação, por exemplo.

É feita também a contagem das plaquetas, que são responsáveis pela coagulação do sangue. Por isso, quando há uma queda no número de plaquetas, pode significar uma hemorragia.

Qual o significado do hemograma?

Fonte: entizeina

Fonte: entizeina

Quando o médico solicita um hemograma completo, ele pode estar buscando por uma doença inflamatória crônica, como o lúpus. Nesse caso, pode haver alterações nas três linhagens. Em todo caso, quando a medula óssea é agredida, isso pode causar uma diminuição nas células do sangue.

É possível também que o médico solicite apenas um tipo de hemograma, ou seja, ele pode pedir somente um eritrograma, um leucograma ou um plaquetograma. Tudo dependerá da suspeitas do médico em relação à doença em questão.

 

HEMOGRAMA COMPLETO EM CURITIBA

Está à procura de um laboratório que realize o Hemograma Completo? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up