Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Hemograma completo

NOVOTEMPLATE - Lab Nilson Santos

Os exames de sangue são realizados por diversos pacientes, sendo um exame muito comum e realizado muitas vezes como exame de rotina. Em geral o médico solicita que o paciente realize o exame de sangue com o objetivo de identificar alguma anomalia ou diagnosticar alguma doença que esteja presente no corpo do individuo.

Existem alguns exames específicos que podem ser solicitados para verificar apenas alguns componentes no organismo para analisar um problema focal, ao invés de mostrar informações completas sobre o organismo.

De forma especial, o hemograma é um exame de sangue que consiste na contagem das células brancas e vermelhas das plaquetas, e dos reticulócitos auxiliando na contagem dos reticulócitos e na medição de índices hematológicos como a dosagem de hemoglobina e do hematócrito, que por sua vez apresenta a porcentagem de glóbulos vermelhos no volume total do sangue.

 

O que é um exame de sangue

Um exame de sangue é um exame realizado em laboratório, com o objetivo de adquirir informações sobre possíveis doenças e as funções dos órgãos. Uma vez que o sangue flui por todo o corpo, atuando como meio de obtenção de oxigênio e nutrientes através dos tecidos, levando os elementos que são inúteis para os sistemas excretores. O estado do sangue é alterado, devido aos vários caminhos que segue através das veias, por conta deste fator é possível coletar uma amostra do sangue e levar para que sejam realizados diversos testes e exames onde com o resultado será possível analisar algumas funções do organismo.

Com a utilização do resultado do exame de sangue, é possível que seja diagnosticado uma série de doenças graves uma vez que elas podem ser doenças silenciosas. Doenças como AIDS e hepatite C não podem esperar que dores ou qualquer tipo de desconforto seja causados para que solicite um exame para verificar tais sintomas. Outras doenças como colesterol alto, distúrbios da tireoide, doenças renais e doenças no sangue, também podem ser diagnosticadas através deste exame, uma vez que podem ocorrer diversas alterações no sangue.

 

O que é um exame de hemograma

O hemograma é um exame de sangue que tem como objetivo contar e avaliar as células brancas e vermelhas, das plaquetas e dos reticulócitos medindo os índices hematológicos como a dosagem de hemoglobina e do hematócrito, que é a porcentagem dos glóbulos vermelhos no volume total de sangue. O hemograma mede também o volume cospular médio que é caracterizado como o tamanho das hemácias e outros itens como:

HCM – hemoglobina cospular média ( peso da hemoglobina de cada hemácia

CHCM – concentração de hemoglobina cospular média  ( concentração de hemoglobina dentro de cada hemácia

RDW –  red cell distribution width ( indica a variação de tamanho dos glóbulos vermelhos)

O exame de hemograma ocorre através de uma coleta de sangue em determinada quantidade, que será encaminhada para o laboratório de análises. Esta coleta deve ser realizada com o mínimo de quatro horas de jejum, com o objetivo de que esteja livre de fatores externos como alguns elementos específicos que podem apresentar a variação dos resultados.

O hemograma é o exame de sangue mais solicitado pela grande maioria dos médicos, uma vez que é de fácil execução e mensuração dos resultados, sendo extremamente útil para diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença.

 

O que é o exame de hemograma completo

O hemograma completo é o exame de sangue que consegue diagnosticar causas de sintomas como fadiga, febre, ou perda de peso não intencional, anemia, policitemia, infecções, e até mesmo algumas doenças no sangue como a leucemia.

O exame sendo realizado de forma completa, pode ainda verificar se o corpo está reagindo de forma eficaz a algum tratamento que está sendo realizado, o funcionamento do organismo antes e/ou depois de algum procedimento cirúrgico, a quantidade de sangue que foi perdida em uma hemorragia.  O hemograma completo pode auxiliar no diagnóstico de algumas condições alérgicas ou asmáticas, através das várias células sanguíneas que são recolhidas para a realização do exame.

Não existem contraindicações para a realização de um hemograma completo até mesmo para as gravidas, no entanto o médico que acompanha o paciente pode informar se o mesmo está apto para realizar o exame ou não, uma vez que é retirada uma quantidade maior de sangue, para realizar os procedimentos.

O exame leva poucos minutos para ser realizado, uma vez que o procedimento é realizado de forma simplicada, seguindo alguns passos.

  1. O paciente ao chegar na sala de exames se senta e o enfermeiro irá amarrar um elástico em volta do braço do paciente com o objetivo de interromper o fluxo de sangue, fazendo com que as veias fiquem mais largas auxiliando o profissional a encontrar uma delas.
  2. O enfermeiro higieniza o local onde será introduzido a agulha utilizando algodão e álcool.
  3. A agulha é então inserida na veia fazendo com que este procedimento seja realizado repetidas vezes até que seja coletada a quantidade necessária e indicada para o exame, enchendo alguns tubos pequenos um a quantidade de sangue.
  4. No momento em que for coletado o último tubo  com o sangue, é retirada a seringa do braço e colocado uma gaze ou algodão no local perfurado, para que o sangue seja estancado.
  5. E por fim é inserido uma bandagem no local.

Logo após estes simples procedimentos serem realizados, a coleta da amostra é direcionada para o laboratório, onde com os aparelhos indicados será analisado da forma correta, proporcionando então o resultado necessário do exame.

Como entender um exame de Hemograma Completo

O hemograma visa realizar a análise quantitativa e morfológica dos elementos figurados do sangue. O resultado do hemograma pode será expresso em um número total de cada tipo de glóbulos que será encontrado, sendo comparado então um dos padrões com a sua porcentagem relacionada, o significado de cada resultado deverá ser avaliado especialmente por um médico, que poderá informar o diagnóstico e o objetivo da solicitação do exame.  Quando é entregue o resultado do exame realizado, é apresentado uma série de números e nomes que muitas vezes não são compreendidos por leigos, geralmente podem ser apresentados em duas partes, a primeira contendo  informações sobre os glóbulos vermelhos, sendo chama então de “Série vermelha”. Na segunda parte do exame, é apresentado o resultado dos glóbulos brancos, chamados então de “Série Branca”.

  1. Série Vermelha

HEMÁCIAS: São os glóbulos vermelhos, os valores normais variam de acordo com o sexo e com a idade (todo laboratório coloca os valores de referência no próprio resultado de exame). Valores baixos de hemácias podem indicar um caso de anemia normocítica (aquela que as hemácias tem tamanho normal, mas existe pouca produção dessas células), valores altos são chamados de eritrocitose e podem indicar policitemia (oposto da amenia, pode aumentar a espessura do sangue, reduzindo a sua velocidade de circulação).

HEMOGLOBINA é uma proteína presente nas hemácias. É um pigmento que dá a cor vermelha ao sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio no corpo. A hemoglobina baixa causa descoramento do sangue, palidez do paciente, e falta de oxigênio em todos os órgãos.

HEMATÓCRITO é a porcentagem da massa de hemácia em relação ao volume sanguíneo. Valores baixos podem indicar uma provável anemia e um valor alto também pode ser um caso de policitemia.

VCM (Volume Corpuscular Médio): Ajuda na observação do tamanho das hemácias e no diagnóstico da anemia. No exame pode vir escrito: microcíticas (indica hemácias muito pequenas), macrocíticas (hemácias grandes). Todas essas alterações indicam que algo está errado.

HCM (Hemoglobina Corpuscular Média): é o peso da hemoglobina dentro das hemácias. Também ajudam a decifrar casos diferentes de anemias.

CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média): é a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. Pode vir escrito: hipocrômica (pouco hemoglobina na hemácia), hipercrômica (quantidade de hemoglobina além do normal).

  1. Série Branca

LEUCÓCITOS: É o valor total dos leucócitos no sangue. Valores altos, é chamado leucocitose e assinala, principalmente, uma infecção. Claro, mas também pode indicar outras doenças. Quando essa contagem dá mais baixa que o normal (leucopenia) indica depressão da medula óssea, resultado de infecções virais ou de reações tóxicas. Os leucócitos são diferenciados em cinco tipos no hemograma. Seus valores colaboram para esclarecer e diagnosticar doenças infecciosas e hematológicas.

Basófilos: Em um indivíduo normal, só é encontrado até 1%, além desse valor indica processos alérgicos.
Eosinófilos: Seu número além do normal, indica casos de processos alérgicos ou parasitoses.
Neutrófilos: É a célula mais encontrada em adultos. Seu aumento pode indicar infecção bacteriana, mas pode estar aumentada em infecção viral.
Linfócitos: É a célula predominante nas crianças. Em adultos, seu aumento pode ser indício de infecção viral ou, mais raramente, leucemia.
Monócitos: Quando estão aumentados indica infecções virais. Os valores são alterados também, após quimioterapia.

CONTAGEM DE PLAQUETAS: As plaquetas são componentes do sangue fabricados pela medula óssea responsáveis pela coagulação do nosso sangue. É por isso que a queda brusca do valor das plaquetas pode indicar a dengue hemorrágica.

Na maioria dos casos, é apresentado o número do resultado do seu exame, e logo ao lado qual é o valor ideal para cada item apresentado no resultado do exame.

O hemograma completo é de grande importância que seja realizado, com o objetivo de que doenças e anomalias sejam detectadas no organismo, lembrando sempre de levar o resultado ao médico, para que ele como especialista possa analisar os resultados.

HEMOGRAMA COMPLETO EM CURITIBA

Está à procura de um laboratório que realize o Hemograma Completo? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up