Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

O Que é Cortisol e Como Identificar Suas Alterações?

O Que é Cortisol e Como Identificar Suas Alterações?

Vemos muitas pessoas nos dias de hoje sofrendo com depressão, estresse, cansaço, até mesmo vontade repentina de comer doces – resultando em má alimentação ou obesidade. Muito desses sintomas podem estar sendo causados pela vida moderna, é normal pensar isso. Mas, muitas vezes, o simples desequilíbrio de um hormônio pode causar tudo isso e mais um pouco. Mas, calma, tudo tem solução, você pode realizar simples exames em Curitiba nos Laboratórios Nilson Santos para averiguar toda a situação e obter os resultados de forma rápida. Mas, você já ouviu falar no Cortisol?

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais. Tendo como função ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. São responsáveis também pela produção de hormônios que atuam na transformação de gordura em glicose pelo fígado.

Sinais de alerta

O cortisol pode se apresentar em grande ou pequena quantidade, ambos os extremos provocam um malefício ao organismo.

Cortisol Alto

Cortisol engorda? Sim, além disso, apresenta outros sintomas piores como: osteoporose, aumento de estresse, depressão, colesterol alto, redução de músculos, pressão alta, imunidade baixa, fragilidade na pele e desregulação de hormônios.

Cortisol Baixo

Pode causar sintomas como: fadiga, a falta de apetite, dor nos músculos, febre baixa, anemia, hipoglicemia e pressão baixa.

Exames

A quantidade de Cortisol no sangue pode variar ao longo do dia. Por este motivo, é realizada a coleta de duas amostras ao longo do dia para fazer o exame. Os meios de coletar a amostra para análise são:

Saliva

Quando coletado pela saliva. É mais adequado para diagnosticar estresse crônico ou diabetes;

Urina

 Mede a quantidade de cortisol livre na urina, devendo ser colhida uma amostra de urina durante 24 horas;

Exame de sangue

Avalia a quantidade de cortisol proteico e de cortisol livre no sangue, ajudando a diagnosticar a Síndrome de Cushing, por exemplo.

Valores de Referência

  • Manhã: 8,7 a 22 µg/dL;
  • Final do dia: menor que 10 µg/dL.

Exames em Curitiba

No Laboratório Nilson Santos é realizado todos os exames e procedimentos laboratoriais, comumente solicitados pelos médicos.

O atendimento é feito por ordem de chegada de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h30 às 10h30.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

 

 

Scroll Up