Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Como começaram os exames laboratoriais?

template11-06

Nem sempre o diagnóstico de doenças foi feito através de exames laboratoriais. No início da medicina, a única forma de exame era físico, fazendo com que o diagnóstico fosse feito somente através da observação do paciente. Para estudar a origem dos sintomas, os médicos analisavam as substâncias que eram eliminadas pelo corpo de forma natural.

Dessa forma, acredita-se que o primeiro exame laboratorial realizado foi o de urina. Por exemplo, a diabetes era detectada quando os médicos perceberam que a urina de um paciente diabético atraía formigas.

Através de diversas melhorias feitas nos diagnósticos da urina, passando pelo uroscópio, com o qual era feita uma análise visual, e pelas tiras reagentes, as quais continham diferentes analitos, que são utilizadas até hoje.

Contudo, ainda havia doenças que um exame de urina não era capaz de detectar, fazendo com que os diagnósticos fossem falhos ou insuficientes para alguns pacientes. Por isso, faltava ainda um procedimento que trouxesse maiores resultados para os médicos. Foi a partir dessa necessidade que se deu início aos estudos sobre novos tipos de exames, que fossem mais eficazes.

 

O avanço da tecnologia auxilia os exames laboratoriais

exame-sangue-alzheimer

Fonte: laborvida

Com a constante busca por aprimoramentos nos exames laboratoriais, foi possível unir essa necessidade com os avanços da tecnologia. Cada vez mais eram criados equipamentos capazes de auxiliar no processo de análise dos materiais coletados, tornando os resultados mais confiáveis e eficientes, facilitando os diagnósticos feitos pelos médicos.

Esses avanços trouxeram mais confiança para os pacientes, isso porque os exames agora proporcionavam resultados mais satisfatórios e concretos. Além disso, a forma de coleta e análise eram mais seguras e fundamentadas.

 

A importância dos exames laboratoriais

photo_3

Fonte: clubesaude

Não é nenhuma novidade o quão indispensáveis são os exames laboratoriais. É através deles que diversas doenças, das mais simples até as mais graves, são detectadas. São diversos tipos de exames, e cada um tem sua importância. Desde o mais antigo, que é o de urina, pelo qual são encontradas diversas patologias, até o de sangue, o qual é o mais utilizado pelos médicos, sendo capaz de indicar inúmeras doenças.

Ainda que algumas enfermidades possam ser reconhecidas apenas pela observação física do paciente, muitas vezes não é possível avaliar o nível de gravidade da mesma, e isso, somente um exame laboratorial pode promover, uma análise completa sobre a situação do paciente.

 

A escolha do laboratório

banner-pre-natal

Fonte: francoamaral

É importante também poder contar com um laboratório de confiança. Exames podem facilmente oferecer resultados errados, isso devido a um armazenamento mal feito dos materiais coletados, ou até mesmo pelo despreparo dos profissionais envolvidos no processo de análise das amostras.

Além disso, a escolha de um laboratório também implica na escolha dos seus equipamentos. É fundamental que o local possua aparelhos modernos e com sua manutenção em dia, mantendo-os sempre calibrados, evitando que os resultados sejam comprometidos devido a um mau funcionamento das máquinas.

Visto que esses exames são fundamentais para o conhecimento de doenças, e lidam diretamente com a saúde dos pacientes, é imprescindível que todo o processo seja realizado com a máxima cautela. Pois, é a partir dos seus resultados que o médico tomará providências e indicará ao seu paciente o melhor caminho para o tratamento da enfermidade que o exame apontou.

 

Os tipos mais comuns de exames

12

Fonte: santos

Os exames mais solicitados pelos médicos são os de sangue. Isso porque, a análise desse material proporciona resultados mais sólidos e possibilitam a descoberta de doenças que não são possíveis encontrar através da coleta de outros materiais.

Dentro desses exames, o de sangue é o mais solicitado, sendo o que pode analisar as substâncias contidas no sangue, como proteínas, anticorpos, entre outros. É a partir dele que muitas doenças são detectadas.

Exames de urina também são bastante solicitados, principalmente quando o problema em questão está relacionado ao sistema urinário e renal. Isso porque a urina contém diversos reagentes que podem apontar que algo não está certo.

 

Procedimentos para exames

teste-urina-pesquisa-20110610-size-620

Fonte: ics

Para realização dos exames, são precisos alguns procedimentos preparatórios, sendo essenciais para que o resultado seja o mais correto possível. É por isso que um jejum de pelo menos 12 horas é requisitado. Isso manterá o sangue livre de impurezas, tornando-o ideal para análise.

Quando se trata da urina, o ideal é que seja coletada a primeira urina da manhã. Isso garante que ela manterá todos os reagentes necessários para que a análise seja eficiente.

Após a coleta dos materiais, são realizadas a manipulação e conservação das amostras, tudo para manter todas as propriedades dos materiais intactas. Somente após esses passos é que as amostras serão analisadas no laboratório. Feito isso, começa o processo de análise, feita por aparelhos específicos, o que possibilita um resultado muito mais apurado e concreto, diminuindo as chances de erro.

 

Quais os exames mais solicitados?

exames-laboratoriais-maxima-saude-cotia

Fonte: maximasaude

  • Hemograma:

Ao contrário do que se pensa, hemograma não é sinônimo de exame de sangue. Ele é responsável por analisar a quantidade de células sanguíneas, que são os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas.

  • Glicose:

Este é utilizando para medir o nível de glicose no sangue do paciente. É muito utilizado em pacientes com diabetes, tanto para o diagnóstico quanto para o controle no caso de um tratamento.

  • Colesterol:

Um dos mais frequentes, esse exame mede os valores dos tipos de colesterol: HDL E LDL, mais conhecidos como “colesterol bom” e “colesterol mau”, respectivamente.

  • T4 livre e TSH

Estes são utilizados para analisar o funcionamento da tireoide. É através deles que são diagnosticados quadros de hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

  • Urocultura

Utilizado para conferir se há uma infecção urinária, e se o resultado for positivo, descobrir qual a bactéria responsável por esse quadro, e também é usado para testar quais os antibióticos mais apropriados para acabar com a bactéria.

 

Por que exames complementares?

cecor-exames-laboratoriais

Fonte: cgen

Os exames são chamados assim porque eles complementam a avaliação do médico. Isto é, eles não devem substituir o parecer do profissional, mas sim acrescentar ao diagnóstico dado pelo médico. Um exame sem a base de uma análise clínica e física anterior pode causar confusão, atrapalhando o trabalho do médico.

Visto que esses exames, sejam de sangue, de urina, ou também de imagem, são passíveis de erros, tanto dos equipamentos quanto de uma interpretação equivocada por parte do médico, é preciso lembrar sempre que quem está sendo diagnosticado não é o exame, mas sim o paciente.

Isso também se aplica aos exames solicitados sem necessidade. Eles são necessários somente quando há algo a ser investigado, ou seja, alguma suspeita baseada sempre em uma análise anterior feita pelo médico.

Por isso, não existe uma análise correta de um exame laboratorial quando não se há um histórico. Um médico não pode, nem deve, avaliar o exame de um paciente sobre o qual ele não possui informações anteriores. É preciso um estudo sobre as condições de saúde da pessoa, para somente após isso poder realizar uma leitura correta dos resultados obtidos pelo exame. Além de que, essa prática pode até mesmo ser perigosa, pois quando se desconhece a origem do problema, é impossível avaliar e indicar um tratamento correto.

Sendo assim, o ideal é sempre realizar todos os processos com o mesmo médico. Caso não esteja recebendo resultados positivos, a troca de profissional é ideal, contudo, não é somente através de exames que o novo responsável conseguirá avaliar seu caso.

 

Exames laboratoriais em Curitiba

Está à procura de um laboratório que realize o Exames Laboratoriais? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up