Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Exame de VHS

sangue

A VHS (Velocidade de Hemossedimentação) é um exame utilizado para avaliar se existe alguma inflamação no organismo. Esse processo é simples e é alcançado através de um exame de sangue.

O que se faz nesse exame é colocar o sangue em um tubo de ensaio e medir durante 1 hora a velocidade de precipitação das hemácias. Esse resultado é dado em mm/h.

Os valores obtidos podem variar de pessoa para pessoa. Em jovens, o valor normal é de 0 a 15 mm/h. Já em idosos o valor muda para 0 a 302 mm/h. As mulheres costumam ter a VHS um pouco mais elevada que homens.

Quando se está em um processo inflamatório, o fígado produz em grande quantidade uma proteína chamada de fibrinogênio. Essa proteína funciona como uma cola, que acaba por ligar uma hemácia à outra, o que forma blocos, tornando-as mais pesadas, caindo mais rápido, e assim aumentam a velocidade de hemossedimentação.

Por isso, a VHS é um indicador de que o fígado está produzindo muito fibrinogênio, o que é um indicador de que há uma inflamação em processo. A informação de onde é essa inflamação e seu motivo, não ficam especificados no exame. Então, é necessária uma investigação sobre o resultado obtido.

 

 

EXAME DE VHS EM CURITIBA

Está à procura de um laboratório que realize o Exame de VHS? Então conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up