Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Dúvidas frequentes sobre o exame Papanicolau

 775235_INPapanicolauoexamealiadodasaAdeAntimadamulherjpg

É normal, surgirem dúvidas na hora de realizar um exame, no caso das mulheres, principalmente no exame Papanicolau. A maioria não gosta, sente desconforto, medo, não conhece nada sobre o exame ou simplesmente tem vergonha. O segredo é manter a calma e tudo dará certo.

  • Como é o procedimento do Papanicolau?

É feita uma coleta de material do colo do útero, através de uma “colher de raspagem”. Depois de feita a coleta, a mesma é levada para análise para avaliar possíveis infecções ou detectar o câncer de útero.

 

  • Quantas vezes devo fazer o exame?

O indicado pelos médicos é fazer uma vez ao ano. Mas o período pode variar de acordo com o organismo da mulher. Mulheres na menopausa, por exemplo, precisam realizar o exame a cada seis meses.

 

  • O exame, dói?

Na hora da coleta a mulher sente um pequeno desconforto,  mas se está relaxa, é possível que nem sinta dores. Porém, caso doa avise ao médico.

 

  • A menstruação atrapalha?

Sim, o exame só poderá ser realizado uma semana antes do fluxo ou dez dias depois.

 

  • Qual a idade necessária?

Pode ser feito por qualquer mulher que esteja no período fértil, tenha ela uma vida sexualmente ativa ou não. A partir dos 21 anos, é recomendado começar realizar o exame anualmente.

 

  • Existem regras? É necessário algum cuidado?

A resposta é sim, a mulher não deve ter relações sexuais por pelo menos dois dias antes do exame e evitar duchas íntimas ou cremes vaginais.

 

  • E quem é virgem? Precisa fazer?

 Isso varia, na maioria dos casos como não aconteceu o rompimento do hímen, não é necessário, a não ser que o médico recomende.

 

  • Quais doenças o exame detecta?

 Diversas, desde lesões, candidíase, câncer de colo do útero, infecções dos mais diversos tipos até doenças sexualmente transmissíveis.

 

 É IMPORTANTE SEMPRE CONSULTAR-SE COM UM GINECOLOGISTA, SEJA POR DÚVIDAS OU POR ALGUMA ANOMALIA.

EXAME PAPANICOLAU EM CURITIBA

Faça seu Exame Papanicolau no Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up