Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Como é feita a analise do tipo sanguíneo?

Como é feita a analise do tipo sanguíneo?

Para saber qual o seu tipo sanguíneo é preciso realizar o exame de Tipagem Sanguínea. Ele é o exame que irá identificar o tipo de sangue, os derivados e o fator RH. O procedimento é simples, rápido e apenas com uma pequena amostra de sangue.

O exame é muito simples e é necessário colher uma pequena amostra de sangue, que pode ser feita veia do braço ou com uma gota de sangue na ponta do dedo.

Grupos indicados para identificar a Tipagem Sanguínea

Doadores de sangue: Se a pessoa tem interesse em ser doadora ou para transfusão. O laboratório fará a coleta do sangue, e após a análise saberá qual a tipagem do paciente. O objetivo é separar os pacientes em grupos para destinar o sangue aos receptores corretos.

Gestantes: A tipagem sanguínea na gravidez é fundamental para evitar os riscos de uma gestação com incompatibilidade sanguínea, principalmente em relação ao fator RH.

Preparação para o exame

Para realiza-lo não é preciso nenhum preparo antecipado. O procedimento é rápido, não dói e os resultados que necessitam de urgência, podem sair em até 2 horas e os demais em até no máximo 24 horas.

Como é feita a análise laboratorial

Para determinar o tipo sanguíneo e o fator RH de uma pessoa é necessário colocar em uma lâmina três gotas de sangue e, sobre o sangue, os soros: uma gota do soro anti- A (soro azul), uma do soro anti-B (soro amarelo) e outra do soro que determina o fator Rh (soro incolor).

Se o sangue coagular nas três gotas a pessoa tem o tipo sanguíneo AB e fator RH positivo.

Se o sangue não coagular nas três gotas dizemos que a pessoa é do tipo O e fator RH negativo.

Tipo A:

Se o sangue coagular com o soro anti-A, a pessoa é A.

Se o sangue não coagular com o soro anti-B, a pessoa também é do tipo A.

Se o sangue coagular com o soro que determina o fator RH (soro incolor) ela é positiva. Se não coagular, é negativa.

Tipo B:

Se o sangue coagular com o soro anti-B, é B.

Se o sangue não coagular com o anti-A ela também é do tipo B.

Se o sangue coagular com o soro que determina o fator RH (soro incolor), ela é positiva. Se não coagular, é negativa.

Fator RH positivo ou negativo

Rh+: Pessoas com sangue Rh positivo têm antígenos Rh na superfície dos glóbulos vermelhos. Pessoas com sangue Rh+ podem receber sangue Rh+ ou Rh-.

Rh-: Pessoas com sangue Rh negativo não têm antígenos Rh. Pessoas com sangue Rh- só podem receber sangue que também seja Rh-.

Tipagem Sanguínea em Curitiba

Conheça os exames realizados pelo Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up