Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Colpocitologia

papanicolau 2

O que é Colpocitologia?

A Colpocitologia, conhecido popularmente como exame preventivo ou Papanicolau, é o exame mais utilizado para prevenção do câncer de colo de útero. Ele foi desenvolvido por um médico grego chamado George Papanicolau, por isso o exame leva o nome de Papanicolau.

Muitas mulheres têm medo de realizar o teste ou sentem algum grau de desconforto, porém é um exame simples, fácil e rápido de ser feito. Antes de obter as amostras, é necessário que o ginecologista realize um exame ginecológico com um espéculo, também chamado de bico de pato, pois irá permitir que o canal vaginal e o colo do útero sejam visualizados com mais facilidade.

O exame consiste em raspar toda a circunferência do colo com uma espátula de madeira e o seu canal com uma escovinha delicada. As amostras são enviadas para um laboratório para que possam ser analisadas e estudadas em um microscópio por um patologista. Se o médico observar alguma área do colo do útero com alterações suspeitas, ele deve fazer uma biópsia da lesão e encaminhar ao laboratório junto com as amostras coletadas.

Os especialistas recomendam que o teste seja realizado fora do período menstrual, também é importante evitar relações sexuais, ducha vaginal, aplicação de gel ou óvulo vaginal, e o uso de absorvente interno nas 48 horas que antecedem o exame. O teste de Papanicolau pode ser utilizado para detectar o vírus HPV ou infecções ginecológicas, tais como:

  • Tricomoníase;
  • Gonorreia;
  • Candidíase.

Existem alguns fatores que aumentam as chances de câncer de colo de útero nas mulheres, eles são:

  • Iniciou a vida sexual muito cedo;
  • É fumante;
  • Seu sistema imunológico é muito fraco;
  • Teve câncer de vulva ou vagina.

Como interpretar os resultados?

Interpretar o resultado do exame de Papanicolau pode ser difícil, por isso é necessário entender um pouco sobre o método utilizado. Na maioria das vezes os laboratórios fornecem o resultado do estudo antes do quinto dia útil, após ter coletado as amostras.

É importante lembrar que o laudo do exame pode variar de acordo com o laboratório. Também é preciso ressaltar que a nomenclatura utilizada no resultado sofreu algumas alterações, porém os resultados podem ser bastante semelhantes. Antigamente os laudos utilizavam a seguinte nomenclatura:

  • Papanicolau classe I, ausência de células anormais;
  • Papanicolau classe II, algumas alterações celulares benignas;
  • Papanicolau classe III, presença de algumas células anormais;
  • Papanicolau IV, citologia sugestiva de malignidade;
  • Papanicolau V, indicação de câncer do colo de útero.

Mulheres grávidas podem realizar o exame?

As mulheres grávidas também podem realizar o exame de Papanicolau, geralmente ele é solicitado quando o último teste foi realizado a mais de três anos ou quando o médico achar necessário e apropriado.

O exame pode provocar uma cólica leve e um pequeno sangramento, porém não é motivo de desespero ou pânico. A mulher gravida deve procurar um serviço médico se o sangramento se prolongar por muito tempo ou houver dúvidas sobre qualquer mal-estar após o exame ou durante o período de gravidez.

O exame pode falhar?

O exame de Papanicolau já ajudou a detectar e prevenir o câncer do colo de útero em várias mulheres, porém ele pode apresentar falhas. Muitas vezes o laboratório pode detectar somente as células saudáveis, tornando mais difícil a identificação de doenças como HPV e câncer. Atualmente, os laboratórios optam pela execução do processo sem a transposição do material, da colher para a lâmina, pois o risco de erro é menor.

Fontes:

Exame de Colpocitologia em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up