Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Para que serve o exame de urina?

Para que serve o exame de urina?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a importância da realização de exames regulares, para a identificação de doenças. Dentre os principais exames de check-up está o exame de urina. Por isso, preparamos esse conteúdo para te lembrar da importância desse exame.

O exame de urina funciona da seguinte maneira, a pessoa faz a sua necessidade em um potinho esterilizado e entrega a amostra o mais rápido possível para o laboratório para realização da análise. No caso da urina em específico, o ideal é que seja o primeiro xixi da manhã, lembrando que o primeiro jato deve ser descartado.

Tipos de exames de urina

Antes de entender a utilidade desse tipo de exame, vamos dar uma olhada nos tipos de exames de urina. Atualmente, existem três tipos: exame de urina tipo 1, exame de urina de 24 horas e o exame de urocultura.

·         Exame de Urina tipo 1

O exame de urina tipo 1, que também é chamado de exame de urina EAS – Elementos Anormais do Sedimento, serve para analisar o pH da urina e a presença de elementos na urina que podem ser indicativos de alguns problemas, permitindo que o médico possa fazer uma melhor análise e diagnóstico.

·         Exame de Urina de 24 horas

O exame de urina de 24 horas ajuda a identificar pequenas alterações na urina ao longo do dia e é feito acumulando-se em um recipiente grande toda a urina eliminada durante o dia. Servindo para verificar a composição e quantidade, ajudando a identificar problemas como problemas de filtração nos rins e perda de proteínas. Podendo ser utilizado como exame no pré-natal e até mesmo para examinar a pré-eclâmpsia na grávida – doença hipertensiva.

·         Exame de Urocultura

Geralmente é realizado num laboratório de análises clínicas e não necessita de jejum. É o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária.

Descobrindo o que tem no corpo

A urina é formada a partir da filtragem do sangue pelos rins. Ou seja, trata-se de uma via de eliminação de substâncias produzidas pelo metabolismo das células que não têm mais função no organismo. A urina também carrega toxinas e outros componentes que eventualmente estejam em excesso no organismo. Ou seja, grande parte da investigação no exame de urina consiste em encontrar substâncias que não deveriam estar nas amostras.

Coleta de urina para exames em Curitiba

No Laboratório Nilson Santos são realizados todos os exames e procedimentos laboratoriais, comumente solicitados pelos médicos.

O atendimento é feito por ordem de chegada de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h30 às 10h30.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728 | WhatsApp: (41) 99998-2151

Scroll Up