Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

O que testa o exame de testosterona livre?

O que testa o exame de testosterona livre?

A testosterona é o principal hormônio masculino, contendo inúmeras funções no organismo do homem. Sendo algumas delas o crescimento de barba, engrossamento da voz e outros. No entanto, é comum que muitos homens busquem clínicas para fazer exames por conter problemas com esse hormônio. Afinal, a testosterona é pela produção do espermatozoide, ou seja, responsável pela fertilidade masculina.

No entanto, ao contrário do que se imagina, a diminuição da testosterona não torna o homem infértil. Mas, pode afetar sua capacidade reprodutiva, levando muitos ao urologista. Desta forma, fazer exames laboratoriais a fim de diagnosticar a causa da diminuição do hormônio.

O exame que mede a Testosterona

O exame de testosterona livre é um teste que mede a quantidade de testosterona no corpo. Sendo que apenas um especialista da saúde pode solicitar o exame especifico. Isso porque, a análise leva em conta a etnia, idade e hábitos de vida, como alimentação e exercícios físicos. Afinal, como dito anteriormente, ele precisa analisar uma série de pontos para o diagnóstico correto.

Comummente é solicitada a dosagem da testosterona livre e da testosterona total. A testosterona livre indica a concentração de testosterona que está presente no organismo, podendo seu absorvida. Desta forma, exercendo sua função no organismo, sendo correspondente a 2% a 3% da testosterona total. Isso corresponde a testosterona produzida pelo organismo, ou seja, a testosterona que está ligada a proteínas.

Uma clínica para fazer exames confiável, sempre te orientará a buscar um médico antes de realizar os exames. Por isso, fique atento e nunca busque qualquer exame sem solicitação médica.

 

Clínica para fazer exame em Curitiba

No Laboratório Nilson Santos são realizados todos os exames e procedimentos laboratoriais, comumente solicitados pelos médicos.

O atendimento é feito por ordem de chegada de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e aos sábados das 7h30 às 10h30.

Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up