Entre em contato agora!
+55 41 3232 4728

Bioquímica Clínica

bioquímica

Bioquímica Clínica

A bioquímica clínica é uma área que tem como principal objetivo a determinação parâmetro bioquímicos e sua utilização no diagnóstico, tratamento, monitorização ou prevenção de alguma determinada doença.

Os laboratórios de bioquímica permitem efetuar testes urgentes, é processado rapidamente, pois o resultado é de extrema importância para o atendimento de pacientes em estado grave e que necessitam com urgência de diagnostico e tratamento. Alguns testes que podem ser realizados em laboratório são:

  • Exame de rotina de urina.
  • Bacterioscopia e urocultura.
  • Teste de gravidez na urina.
  • Toxicologia e análise forense.
  • Dosagens bioquímicas, tais como sódio e potássio.
  • Dosagem de Ácido Vanil-Mandelíco.

Existem vários laboratórios especializados em analises mais complexas e sofisticadas, entre eles, a investigação de certos hormônios, de proteínas especificas, de drogas, e de DNA. Alguns exames podem ser efetuados fora do laboratório, como é o caso da glicose, em que sua concentração tem que ser vigiada no doente diabético.

O que é bioquímica?

A bioquímica é a parte da biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Sendo responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula.

A bioquímica é considerada uma área interdisciplinar da ciência, a astronomia, a geologia, a química e a física são excelentes chaves para auxiliar os bioquímicos. O principal foco da bioquímica é o estudo de biomoléculas, os principais compostos estudados são:

  • Proteínas
  • Aminoácidos
  • Ácidos nucléicos
  •  Lipídeos
  • Carboidratos

As proteínas são macromoléculas ou polímeros de aminoácidos, os aminoácidos são monômeros formados por nitrogênio, hidrogênio e carbono que sofrem polimerização para dar origem a proteínas.  Já, os ácidos nucléicos são compostos unidos por ligação covalente divididos em DNA e RNA.

Os lipídios são compostos apolares representados pelos ácidos graxos, gorduras e óleos, sendo responsáveis pela solubilização de proteínas e outros compostos fundamentais para a vida. Os carboidratos são biomoléculas formadas pela polimerização de açucares, são essenciais para o armazenamento da energia necessária para os processos biológicos.

Qual é a importância da bioquímica clínica?

A bioquímica é o principal ponto de contato com as outras ciências biológicas, a base da bioquímica é esclarecer as transformações que ocorrem dentro da célula viva. O bioquímico precisa conhecer a estrutura química das substâncias que compõe a matéria prima, e sua distribuição dentro do corpo e da própria célula.

Os laboratórios de bioquímica clínica devem contar com um ambiente bem organizado e que possua programas de alta qualidade, pois isso irá garantir resultados mais abrangentes e confiáveis.

O progresso da eletrônica permitiu a fabricação de equipamentos sofisticados e sensíveis, que permitiram velocidade e confiabilidade na liberação dos resultados. Este avanço proporcionou diagnósticos mais precisos e rápidos para a medicina clínica.

Descoberta da estrutura do DNA e RNA

O DNA foi descoberto pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher, a descoberta aconteceu por meio da analise do núcleo de células vindas dos glóbulos brancos. O DNA é fundamental na formação e no funcionamento do ser vivo, é composto por quatro paredes distintas que vão se repetindo em diferentes sequências. Sendo que cada nucleotídeo é um açúcar ligado com um fosfato e uma base de nitrogênio.

O RNA apresenta poucas diferenças em relação ao DNA, porém existem algumas características que diferenciam eles. O RNA tem apenas um filamento, já o DNA tem dois. Nas células procariontes o DNA e o RNA estão no citoplasma. Nas células eucariontes o RNA é encontrado no núcleo e no citoplasma, já o DNA é encontrado somente no núcleo.

O RNA é a sigla para ácido ribonucleico, sendo responsável pela síntese de proteínas da célula, são na maioria das vezes formados em cadeia simples, que podem ser dobrados.

Bioquímica Clínica em Curitiba

Conheça os serviços do Laboratório Nilson Santos! Estamos localizados na Praça Zacarias n° 58, 10º andar. Conjuntos 1001 e 1002 – Centro – Curitiba – PR. Telefone para contato: (41) 3223 – 5473 | Fax: (41) 3232 – 4728.

Scroll Up